Leste FluminenseNiterói

Niterói e Porto fortalecem parceria em economia criativa e urbanismo sustentável

Niterói e Porto fortalecem parceria em economia criativa e urbanismo sustentável | Divulgação/Sergio Bonelli/Prefeitura de Niterói

A parceria entre Niterói e Porto em economia criativa promete fortalecer o diálogo entre as duas cidades sobre inovação urbana e desenvolvimento sustentável. O secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa de Niterói, André Diniz, se reuniu nesta segunda-feira (6/10) com o vereador e secretário de Urbanismo do Porto, Pedro Baganha, em Portugal.

O encontro reforçou a cooperação entre as duas cidades, que compartilham trajetórias marcadas por transformação, revitalização e incentivo à cultura nos últimos 12 anos.

Niterói e Porto entendem que as cidades precisam ser pujantes, atraentes e culturalmente interessantes, sem abrir mão da infraestrutura e da qualidade de vida”, destacou André Diniz, lembrando que ambas contam com universidades de referência e relevância histórica e política em seus países.

Niterói e Porto fortalecem parceria em economia criativa e urbanismo sustentável | Divulgação/Sergio Bonelli/Prefeitura de Niterói

Durante a reunião, Pedro Baganha ressaltou as ações de requalificação urbana e valorização do patrimônio histórico que transformaram o Porto em referência europeia.

Ocupamos espaços degradados e ganhamos segurança, turismo e qualidade de vida. Uma cidade só é boa para o turismo se for boa para quem vive nela”, afirmou o secretário português.

Ele também falou sobre o processo de internacionalização da cidade, destacando como o Porto se tornou mais reconhecido e atraente para investimentos. Segundo Baganha, essa abertura gerou empregos, atraiu negócios e consolidou o município como modelo de equilíbrio entre tradição e modernidade.

O secretário português virá a Niterói em novembro como um dos palestrantes do Seminário Internacional de Economia Criativa, onde apresentará as políticas de urbanismo e cultura implementadas no Porto. O evento reforçará a posição de Niterói como referência nacional em políticas públicas voltadas à economia criativa e sustentabilidade urbana.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta