
Foto: Divulgação – Prefeitura de São Paulo
Niterói poderá adotar a “faixa azul”, exclusiva para motociclistas. A iniciativa já existe em São Paulo/SP, é uma sinalização de segurança para as motocicletas e tem como objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas.
O vereador Adriano Boinha (PDT) fez indicação legislativa, ao Poder Executivo niteroiense, para que a medida seja implementada nas principais avenidas do município. De acordo com o parlamentar, o objetivo é reduzir os acidentes envolvendo motocicletas, especialmente nos horários de maior fluxo.
“A faixa azul tem o objetivo de permitir uma fluidez maior ao trânsito, principalmente nos horários de maior fluxo, bem como, diminuir o número de acidentes com motocicletas que circulam entre as faixas de trânsito e estimular um comportamento cidadão e seguro entre motorista e motocicletas”, afirmou o político.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O projeto piloto de faixa azul para motos, em São Paulo, começou pela na Avenida 23 de Maio, principal corredor de ligação entre as zonas Norte e Sul da cidade. Em 2022, primeiro ano de operação, não houve mortes. O número de acidentes graves, reforçou a prefeitura, também caiu: foram registrados 98 acidentes de trânsito envolvendo motos no trecho de 5,5 km da Avenida 23 de Maio, sentido aeroporto.
Desse total, 44 ocorrências não tiveram registro de pessoas feridas. Os demais 54 acidentes resultaram em 59 vítimas, sendo 51 com ferimentos leves e oito com ferimentos graves.
A indicação feita por Boinha ainda será analisada pela Prefeitura de Niterói e, caso seja aprovada pelo governo municipal, poderá ser implantada.