NiteróiPolícia

Niterói: PM rechaça criminalidade em alta no Fonseca

No último final de semana, imagens de faixas reclamando de assaltos no Fonseca, Zona Norte de Niterói, viralizaram. A repercussão se intensificou após um assalto nas Lojas Americanas. Todavia, a Polícia Militar afirma que a situação está sob controle.

Faixas espalhadas pelas ruas Leite Ribeiro, Homero Pinho e Luiz de Matos carregavam dizeres como “alto índice de assaltos” e “cuidado”. O fato rapidamente repercutiu, mas, de acordo com dados das forças de segurança do município, as reclamações “não condizem com a realizade”.

Ao FOLHA DO LESTE, o tenente-coronel Aristheu de Góes, comandante do 12º BPM (Niterói), responsável pelo patrulhamento na cidade, desmentiu que a criminalidade esteja em alta na região.

De acordo com Aristheu, no início deste mês houve uma reunião com lideranças comunitárias locais, na qual o policiamento na localidade foi ajustado com base nas demandas apresentadas pelos moradores.

A colocação dessas faixas para nós foi uma surpresa e questionamos os líderes locais que organizaram a reunião junto com a gente quanto ao fato. Fomos informados que houve desaprovação desta atitude”, disse o comandante.

Após reclamações de assaltos, PM garante situação sob controle no Fonseca

Após reclamações de assaltos, PM garante situação sob controle no Fonseca – Foto: Reprodução/Redes sociais

Indicadores

De acordo com dados do 12º BPM, em 2023 houve quatro roubos de rua, um roubo de veículo e cinco furtos na Rua Leite Ribeiro; além de um furto da Rua Luiz de Matos e outro na Rua Homero Pinho. Isto representa uma média de 1,5 casos por mês.

Quanto aos índices de criminalidade naquela localidade, são bastante reduzidos com base nos registros. Sabemos que algumas pessoas deixam de fazê-los, por isso buscamos estreitar nossa relação com a comunidade através dos grupos de WhatsApp”, complementou o comandante.

Mancha criminal

Já a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o 12°BPM distribui esforços no policiamento ostensivo com foco nos dados apontados pela mancha criminal, visando coibir e prevenir práticas delituosas, inclusive no Bairro do Fonseca.

O comando da unidade também trabalha em conjunto com a delegacia da área para identificar e prender os envolvidos em tais ações.

Segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na área de policiamento do 12ºBPM, o indicador total de roubos registrou queda de 11% quando comparados os períodos janeiro-junho de 2023 e janeiro-junho de 2022.

Importância da denúncia

A Polícia Militar ressaltou ainda a importância da colaboração da população realizando denúncias – o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 – e acionando as equipes pela Central 190 ou via Aplicativo 190.

Os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que os procedimentos investigativos sejam iniciados.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Niterói