A animação tomou conta da Escola Municipal Padre Leonel Franca, localizada em Santa Rosa, nesta quarta-feira (14), com a cerimônia de encerramento da “Olimpadre”, as olimpíadas internas da unidade. A festa foi realizada na quadra da escola e mobilizou professores, alunos e servidores nos turnos da manhã e da tarde.
+ LEIA TAMBÉM: ►Niterói Solidária doa alimentos para famílias
Um dos momentos mais marcantes foi a confraternização entre as turmas, quando houve a troca de troféus com diversas mensagens de incentivo para os demais colegas. Alguns também tiveram a oportunidade de “lutar” com o judoca e artista plástico Camilo Portugal, que prestigiou o evento, contou um pouco da sua trajetória e tirou fotos com os alunos.
“Eu morava na rua e o judô salvou a minha vida quando eu tinha 14 anos. Graças ao esporte pude disputar várias competições e conquistar títulos importantes como os campeonatos Carioca, Brasileiro e Panamericano. Continuo treinando porque, no ano que vem, quero ser campeão mundial.” afirmou Camilo Portugal.
A “Olimpadre 2024” é uma das atividades educativas que integram o Projeto Educacional Instituinte da escola neste ano, cujo tema é “Esporte, Arte e Cultura”.
O planejamento foi realizado em conjunto pelos professores das disciplinas de Português, Matemática, Educação Física, Artes e Espanhol.
“Além da movimentação, foi possível notar a interação e inclusão que o esporte proporciona. Eles puderam vivenciar modalidades das Olimpíadas e das Paralimpíadas que eles só conheciam através da TV. O objetivo foi criar um clima de companheirismo, amizade e respeito pelo outro”, declarou a diretora da Escola Municipal Padre Leonel Franca, Chistiane Correa.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Durante um mês, os alunos tiveram a oportunidade de participar de diversas modalidades esportivas: Futebol de 5, Queimado, Bandeirinha, Vôlei Sentado, Corrida de Obstáculos, Cabo de Guerra, Salto em Distância, Revezamento e Bocha.
“Eu competi em diversos esportes e o que eu mais gostei foi do o Vôlei sentado que ainda não conhecia” disse Eduardo Valadão, aluno do GR 5C.
“Participar da ‘Olimpadre’ foi importante para aprender a ter coragem e não ficar com medo dos desafios”, contou Isaque da Cruz, da turma GR 4C.
Os alunos também escreveram uma carta para o nadador Gabrielzinho, que conquistou 3 medalhas de ouro nas Paralimpíadas deste ano, realizada em Paris, na França.
O brasileiro garantiu o lugar mais alto do pódio com as vitórias nos 50m costas, 100m costas e 200m livre. A expectativa é de que a carta seja entregue o mais rápido possível, assim como as mensagens que foram escritas com a participação de todas as turmas.