CulturaEntretenimento, Artes e CulturaLeste FluminenseNiterói

Niterói: Museu Janete Costa celebra cultura afro-brasileira

Niterói: Museu Janete Costa celebra cultura afro-brasileira

Niterói: Museu Janete Costa celebra cultura afro-brasileira | Reprodução

O Museu Janete Costa de Arte Popular, em celebração ao mês da consciência negra e ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, organiza uma programação gratuita dedicada à cultura afro-brasileira. Com atividades que abrangem oficinas, roda de samba, encontro de hip-hop, palestras e atividades infantis, o evento busca valorizar e difundir as tradições e expressões artísticas afro-brasileiras.

Entre as atividades, a “Oficina de Si” proporciona encontros de criação coletiva e troca de saberes com artistas convidados. Na sexta-feira, 8 de novembro, às 14h, o artista plástico Marlon Amaro lidera a primeira sessão, explorando experimentações artísticas e promovendo diálogo cultural. Amaro, graduando em Pintura pela EBA/UFRJ e com passagens pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, já expôs em espaços como o Museu de Arte do Rio e o Centro Cultural dos Correios.

+ LEIA TAMBÉM: Multicenter Itaipu celebra Natal com o Papai Noel

Na quarta-feira, 13 de novembro, às 14h, o poeta, escritor e professor Nelson Maca comanda a segunda edição da oficina. Maca, criador do Coletivo Blackitude, conversa com os participantes sobre seu trabalho com arte e formação sócio-racial, principalmente voltado para as linguagens do hip-hop.

A programação inclui ainda uma roda de samba especial na quinta-feira, 21 de novembro, às 14h, com os músicos Daniel Boechat e Rodrigo Reis. A atividade, parte da oficina “Ritmos Sustentáveis”, destaca a influência dos ritmos afro-brasileiros na cultura e música nacional, promovendo sustentabilidade e celebração das raízes culturais.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

No dia 22 de novembro, às 14h, o grupo Wolf Crew RJ realiza o encontro “Hip-Hop nos 220%: A História do Movimento Hip-Hop e seus Elementos Artísticos”, com o objetivo de levar conhecimento sobre a cultura hip-hop e suas expressões para o público. O grupo atua há oito anos em Niterói com projetos de educação social e valorização cultural.

No sábado, 23 de novembro, o projeto “Arte Popular para Crianças” também homenageia a cultura afro-brasileira com oficinas e contação de histórias. Às 11h, a contadora Josele Negra Black apresenta “Contação Di Vó”, revivendo histórias infantis em um ambiente acolhedor. Já às 13h30, Thay Trindade e Elielton Rocha promovem a oficina de Abayomi, onde crianças aprendem a criar bonecas tradicionais iorubás, conhecidas por serem feitas sem cola ou costura, usando apenas retalhos.

+ LEIA TAMBÉM: São Gonçalo: comerciante é homenageado pelos seus 100 anos

Às 15h30, Fabio Mukanya, escritor e pesquisador, lidera a oficina de instrumentos africanos, abordando a valorização dos instrumentos tradicionais e a cultura africana no Brasil. Mukanya, fundador do programa AfrikaSonora, trabalha para manter viva a tradição oral e musical da África entre as crianças.

Encerrando a programação, o museu recebe no dia 28 de novembro, às 14h, um encontro sobre Afroturismo, focado nas contribuições e reflexões acerca das influências afro-brasileiras no turismo cultural. Todas as atividades são gratuitas, fortalecendo o compromisso do Museu Janete Costa com a diversidade e a inclusão.

Confira a programação completa:

Museu Janete Costa de Arte Popular
Rua Presidente Domiciano, 178, São Domingos, Niterói

Local: Oficina de Si convida Marlon Amaro
Data: Sexta-feira, 8 de novembro de 2024
Horário: 14h
Classificação Indicativa: 16 anos

Local: Oficina de Si convida Nelson Maca
Data: Quinta-feira, 13 de novembro de 2024
Horário: 14h
Classificação indicativa: 16 anos

Ritmos Sustentáveis – Roda de Samba
Data: Quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Horário: 14h
Classificação indicativa: livre

Hip Hop nos 220%: A História do movimento Hip-Hop e seus elementos artísticos com Wolf Crew RJ
Data: Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Horário: 14h
Classificação indicativa: livre

Arte Popular para Crianças
Data: Sábado, 23 de novembro de 2024
Classificação indicativa: livre

Contação de histórias com Joselene Negra Black
Horário: 11h
Local: Oficina de Abayomi com Thay Trindade e Elielton Rocha
Horário: 13h30
Local: Oficina de Instrumentos Africanos com Fabio Mukanya
Horário: 15h30

Afroturismo: suas contribuições e reflexões
Data: Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Classificação indicativa: livre

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cultura