A Prefeitura de Niterói inaugurou nesta quarta-feira (15) as obras de reforma e ampliação do Módulo do Médico de Família Willian Soller, no Engenho do Mato. A unidade, atende a mais de 11 mil pessoas na região e recebeu investimento de R$ 1,1 milhão. A partir de agora, oferece um ambiente mais amplo, moderno e acessível.
+ LEIA TAMBÉM: ► NITERÓI: Axel Grael defende sustentabilidade ao lançar manual de compras
Segundo o prefeito Axel Grael, por vezes as obras demoram por conta da amplitude do programa de engenharia.
“Fazer essa entrega no Engenho do Mato tem um significado muito grande. Nós encaramos esse desafio e estamos mudando a forma de ver a saúde. Imaginem o que é tocar 60 obras ao mesmo tempo, só na área da saúde? Entregamos a unidade do Médico de Família, assim como as obras de drenagem e pavimentação de mais de 200 ruas da Região Oceânica, um projeto em que muitos não acreditaram.
Ampliação e mais acessibilidade
A reforma ampliou a área construída de 75 para 435 metros quadrados, triplicando o número de consultórios para seis. A unidade também ganhou mais uma cadeira odontológica e um novo abrigo de resíduos, bem como sanitários reformados. Aliás, as pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência receberam especial atenção nesta reforma, com adaptação dos novos banheiros para suas necessidades e também através da instalação de rampas e sinalização tátil.
+ LEIA TAMBÉM: ► Obras do Terminal do Caramujo têm início
As obras incluíram também a requalificação dos ambientes, ao passo que houve a substituição de revestimentos, esquadrias, forro, iluminação e instalações. O sistema elétrico está todo refeito, a rede lógica modernizada para informatização. Na cobertura do imóvel, ocorreu a substituição do telhado por telhas termoacústicas. E, finalmente, a unidade ganhou climatização.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Anamaria Schneider, secretária de Saúde de Niterói, disse que o município está realizando investimentos em toda rede municipal. Principalmente, através de obras de reforma, ampliação dos serviços, novos mobiliários e informatização das unidades.
“O Módulo do Engenho do Mato atende a mais de 11 mil pessoas e essa entrega, de uma unidade completamente nova, possibilita a qualificação e melhoria dos serviços para a população e para os profissionais de saúde”, afirmou a secretária.
+ LEIA TAMBÉM: ► Doença Inflamatória Intestinal: Saiba como tratar e prevenir
Já Pedro Lima, presidente da FeSaúde, disse esperar que a população não só usufrua do Médico de Família, mas que participem do planejamento do que pode ser feito no espaço.
A Saúde chega junto com o desenvolvimento do território, chega com outras obras de humanização, de saneamento, de cultura, de lazer, de educação. Então, esse equipamento não é um equipamento isolado, é um equipamento que faz parte, por um lado, de uma rede de saúde e faz parte de uma rede de projetos que realmente contribuem para o desenvolvimento da região, ponderou.
+ LEIA TAMBÉM: ► Cantor niteroiense lança videoclipe com paisagens da cidade
A FeSaúde já entregou sete unidades do Médico de Família reformadas, com mobiliário e equipamentos novos. E as obras continuam em outras unidades e na Saúde Mental, com novos Caps e Centro de Convivência e Cultura. ️