
Niterói: linhas de ônibus terão mudança a partir de segunda-feira (11) | Divulgação
Usuários de linhas de ônibus que circulam a partir do Terminal João Goulart, no Centro de Niterói, com destino a bairros da Zona Sul, Região Oceânica e Pendotiba, terão de se adaptar à uma nova realidade a partir de segunda-feira (11). A Prefeitura de Niterói anunciou que fará mudanças na configuração dos pontos de 18 trajetos no Terminal Sul, que fica próximo ao Plaza Shopping. Logo, as baias que atualmente servem as linhas que partem em direção a esses destinos terão um novo formato.
Ainda conforme o poder público municipal, outras cinco linhas de ônibus terão seu ponto alterado para a Praça Juscelino Kubitschek, que fica ao lado da Praça Arariboia.
Esta reestruturação se trata de mais um passo no ambicioso projeto de modernização e urbanização da cidade, que já está em pleno andamento, principalmente na Avenida Visconde do Rio Branco.
O projeto envolve investimentos na casa dos R$ 90 milhões e visa transformar a paisagem do Centro da cidade. De igual forma, pretende revitalizar a orla de Niterói. Em resumo, duas áreas estratégicas para o desenvolvimento urbano.
A meta consiste em otimizar o fluxo de pessoas e veículos, buscando modernizar a infraestrutura local para acompanhar o crescimento da cidade. Mas, como toda grande obra, essa mudança também traz desafios para quem depende do transporte público diariamente.
Conheça as mudanças
Assim sendo, todas as linhas de ônibus que passam pela Av. Visconde do Rio Branco, terão seu local de parada alterado para um outro ponto dentro do Terminal Sul, na pista sentido Gragoatá. Tanto aquelas com destino à Rua da Conceição, bem como as vêm da Zona Sul para o Terminal João Goulart via Badger da Silveira.
Todos os ônibus seguirão pela Avenida Visconde do Rio Branco, depois pela Rua General Osório, ao lado do Parque Poliesportivo da Concha Acústica de Niterói.

Ponto de retorno pela Rua General Osório, em São Domingos, ao lado do Parque Poliesportivo da Concha Acústica | Reprodução Google Street View
Em seguida, os coletivos retornam à Avenida Visconde do Rio Branco, seguindo seu trajeto para a Rua da Conceição ou em direção ao Terminal João Goulart.
Linhas com alteração de baias no Terminal Sul
Essa mudança vale para as linhas 32 (Cachoeira-Centro); 33 (Jurujuba-Centro); 35 (Baldeador-Centro); 36 (Sapê-Centro); 37 (Largo da Batalha-Centro); 38A (Itaipú-Centro); 39A (Piratininga-Centro); 40 (Maceió-Centro); 46 (Várzea das Moças-Centro); 47 (Vital Brazil – Centro); 47A (Vital Brazil – Centro – Circular); e 47B (Circular via MAC); 53 (Santa Rosa-Centro); 57 Santa Rosa-Centro, via Fagundes Varela); OC1 (Piratininga-Centro); OC2 (Itaipu-Centro); OC3 (Engenho do Mato-Centro); e OC3A (Itaipu-Centro, via Engenho do Mato).
Linhas com paradas na Praça Juscelino Kubitschek
Também haverá mudanças para os ônibus que saem do Terminal João Goulart no sentido São Domingos e Gragoatá. Eles farão paradas no novo ponto provisório na Praça Juscelino Kubitschek. Vão parar no local as linhas 30 (Martins Torres – Centro); 31 (Ponta d’Areia x Beltrão); 47 (Vital Brazil – Centro); 47A (Vital Brazil – Centro – Circular); e 47B (Circular via MAC). Os coletivos deverão seguir pela Avenida Visconde do Rio Branco, em direção ao Gragoatá.
Atenção
A reconfiguração dos pontos de ônibus no Terminal Sul é uma das ações mais visíveis desse processo de reurbanização que toma conta da cidade. Quando se fala em investimentos de R$ 90 milhões, a expectativa é de que o impacto no cotidiano dos cidadãos seja positivo no longo prazo. Mas, no curto prazo, as alterações podem ser sentidas de forma abrupta por quem está acostumado com a rotina do transporte público.
As 23 linhas afetadas pela mudança, que atendem não apenas os bairros centrais, mas também a Zona Sul e a Região Oceânica, formam uma das principais malhas de transporte da cidade. Diante disso, não restam dúvidas de que o trajeto para o trabalho ou para a casa terá significativas alterações. Portanto, para quem transita entre o Centro e os bairros atendidos por essas linhas de ônibus, as novas baias e os pontos de parada modificados exigem atenção redobrada.
Novo Centro de Niterói
A reurbanização do Centro de Niterói não se trata de um projeto isolado. Ela está inserida dentro de um movimento maior de modernização das infraestruturas urbanas da cidade. Acima de tudo, pela pretensão de transformar Niterói em um polo ainda mais atrativo para moradores e turistas.
O trabalho na Avenida Visconde do Rio Branco, por exemplo, vai além da simples reconfiguração de vias. A obra inclui a construção de calçadas mais amplas, a criação de áreas de convivência, a instalação de novos equipamentos urbanos e a requalificação das áreas verdes. Desse modo, projeto visa aumentar a qualidade de vida de quem vive e transita pela região. Além disso, promete dar uma nova cara para a cidade, que vem se tornando um dos maiores centros urbanos do Leste Fluminense.
O grande projeto incluiu ainda o entorno do Mercado São Pedro, a implantação de baias e novos pontos de ônibus no canteiro central. Assim como implantação de ciclovia, paisagismo e arborização.
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A obra que será feita no terminal de ônibus, por R$90 milhões, será que o prefeito não pensa no sofrimento das pessoas que moram no entorno do Guanabara, onde com qualquer chuva enche, entrando água de esgoto nas casas e lojas, nós pagamos um IPTU muito caro para termos nossas casas inundadas de esgoto e chuva,perdendo todos os móveis. Prefeito Axel, pensa também nos moradores, principalmente aqui na Áurea Lima.