Leste FluminenseNiterói

Niterói: Justiça Eleitoral realiza cerimônia de diplomação dos eleitos na Câmara Municipal

Cerimônia que diplomou parlamentares e membros do Executivo a partir de 2025

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), diplomou os candidatos e candidatas vencedores das eleições municipais de Niterói, realizadas em outubro. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (18), no plenário Brígido Tinoco, na Câmara Municipal de Niterói. A magistrada Simone Ramalho Novaes, Juíza da 72ª Zona Eleitoral, presidiu a solenidade, prestigiada ainda por outros membros do Poder Judiciário, assim como do Ministério Público Eleitoral.

A diplomação abrangeu os eleitos para os cargos dos Poderes Executivo (prefeito e vice-prefeita), bem como do Legislativo (21 vereadores). Conforme dispõe o calendário eleitoral, este se trata do capítulo final das eleições 2024 antes da posse dos eleitos, em 1º de janeiro.

“Urnas mostraram vontade do povo”

Com muita objetividade, a Dr.ª Simone Ramalho Novaes iniciou a cerimônia com um breve discurso. Ela agradeceu aos colaboradores da Justiça Eleitoral do mesmo modo que refletiu sobre a democracia como meio de construção da coletividade. Para tanto, a Juíza lembrou aos eleitos que a diplomação representava a confiança neles depositada pelo eleitorado, que merece ser honrada diariamente.

Isabel Swan, Giordano e Rodrigo Neves Diplomados para os os próximos quatro anos | Reprodução

“Este momento é o marco da democracia. Com o reconhecimento do exercício do voto, como também o compromisso com a Constituição da República, que assegura a participação política de todos os cidadãos. O processo eleitoral que finalizamos hoje, com o ato de diplomação, foi um reflexo da vontade popular. Ao longo desses meses, os eleitores tiveram oportunidade de conhecer seus candidatos, suas ideias e programas, e escolherem de forma livre e consciente seus representantes, que irão governar nossa cidade pelos próximos quatro anos”, destacou a juíza.

Aplausos e expectativas

Por fim, a magistrada parabenizou todos os candidatos e candidatas que participaram do pleito, independentemente do resultado.

“O processo democrático se fortalece com a diversidade de ideias e propostas. E todos os que dele participaram merecem nosso profundo respeito. Por fim, desejo a todos os candidatos eleitos sucesso em seus mandatos e que com honra e dignidade cumpra o papel que lhes fora confiado, sempre com o compromisso de servir ao interesse público e de promover a justiça social”, ponderou Simone Ramalho Novaes.

Volta, Rodrigo

No Poder Executivo, após um intervalo de 4 anos, Rodrigo Neves (PDT) reassumirá a prefeitura, de 1º de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2028. Enquanto o veterano celebra o “tri”, a atleta olímpica de Vela Isabel Swan (PV) se torna a primeira mulher a alcançar o Poder Executivo na história de Niterói.

Porém, no Legislativo, Niterói segue escrevendo outros capítulos de sua história. Enquanto Douglas Gomes (PL) bate o recorde de votos para o cargo de vereador, a renovação, é por  si só,  uma das menores de todos os tempos.

Dos seis “novos” nomes que chegam à Casa, pelo menos três têm origem política: Michel Saad Neto (Podemos), filho do ex-vereador Beto Saad e neto do ex-secretário Michel Saad. ZAF (União) está retornando à Câmara de Niterói após bater na trave por algumas eleições. Gabriel Velasco (PSD), filho do atual vereador Paulo Velasco (PSD), que está se despedindo da política e entregando sua herança em vida.

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.