Niterói vai investir para universalizar saneamento até 2028

Niterói vai investir para universalizar saneamento até 2028 | Divulgação/Alex Ramos/Prefeitura de Niterói
A cidade de Niterói vai ampliar seus serviços de saneamento. Atualmente, trata 95,6% do esgoto e abastece 100% da população com água. O município é referência no setor e ocupa a terceira posição nacional segundo o Instituto Trata Brasil.
A Águas de Niterói, concessionária responsável pelos serviços, vai investir mais de R$ 300 milhões nos próximos três anos. O objetivo é universalizar a cobertura de esgoto até dezembro de 2028. A prioridade será atender as comunidades contempladas pelo Programa Vida Nova no Morro, beneficiando 83 comunidades e 150 mil pessoas.
“Saneamento é saúde, preservação ambiental e qualidade de vida. Este investimento levará serviços essenciais para todas as comunidades da cidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
O projeto vai ampliar a rede coletora de esgoto em todos os bairros, garantindo melhor qualidade de vida, valorização imobiliária e proteção das lagoas e praias, como as da Baía de Guanabara, Piratininga e Itaipu.
Além disso, a concessionária vai expandir a Tarifa Social de Água e Esgoto, beneficiando mais de 20 mil famílias. Além disso, também será lançada a Tarifa do Pequeno Comerciante, com 50% de desconto para até 4 mil pequenos estabelecimentos. Assim, o programa apoia o empreendedorismo e gera novas oportunidades de renda.
“Seguimos investindo para que cada niteroiense tenha acesso ao melhor serviço, com tarifas acessíveis e cobertura completa”, disse Bernardo Gonçalves, diretor-executivo da Águas de Niterói.
Com mais de R$ 1,6 bilhão investidos em quase 26 anos, Niterói já modernizou redes de esgoto em áreas como Ilha da Conceição, Ponta D’Areia e Região Oceânica.
O Programa Vida Nova no Morro, coordenado pela primeira-dama Fernanda Sixel Neves, atua em quatro eixos: desenvolvimento socioeconômico, melhorias habitacionais, urbanização integrada e fortalecimento institucional.
Enfim, 0 objetivo é reduzir déficit habitacional, melhorar infraestrutura, ampliar acesso a serviços e incentivar o empreendedorismo, inspirado no projeto Favela-Bairro do Rio de Janeiro.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI


























