
Niterói inicia campanha de vacinação contra Influenza | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói
A Prefeitura de Niterói deu início, nesta quarta-feira (02), à campanha de vacinação contra a Influenza. A Secretaria Municipal de Saúde está imunizando idosos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, e gestantes. A ampliação da cobertura para outros grupos prioritários ocorrerá conforme a chegada de novas doses enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde.
A estratégia de vacinação contra a Influenza acontece em todas as policlínicas, unidades básicas de saúde e unidades do Programa Médico de Família de Niterói de segunda a sexta-feira sempre das 8h às 17h. Maiores de idade devem apresentar documento de identidade e os menores de idade devem apresentar a carteira de vacinação e o CPF. A prefeita em exercício, Isabel Swan, reforçou a importância da imunização e convocou os grupos prioritários a se vacinarem.
“Convidamos toda a população de Niterói pertencente aos grupos prioritários a se vacinar contra a Influenza. Essa vacina é fundamental para a proteção contra casos graves da gripe e tem uma resposta altamente eficaz”, destacou.
Durante a manhã, Isabel Swan acompanhou a mobilização na Policlínica Regional Sérgio Arouca, ao lado de seus pais, que também se imunizaram. Robert Swan, de 71 anos, compartilhou sua experiência e ressaltou os benefícios da vacina.
“Desde os 60 anos me imunizo anualmente. Antes disso, pegava gripe várias vezes ao ano e chegava a ficar de cama. Desde que comecei a me vacinar, nunca mais tive complicações. Recomendo a todos”, afirmou.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Rachel Swan, de 70 anos, também destacou a eficácia da vacina.
“Nos últimos anos, não tive gripe. A vacina tem sido essencial para minha saúde, e recomendo a todos que se imunizem”, enfatizou.
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, reforçou a importância da adesão da população elegível e incentivou a busca pelos postos de vacinação.
“Contamos com a participação do público-alvo para garantir maior proteção contra a Influenza. A vacina é segura e reduz significativamente o risco de complicações e internações”, afirmou.
Entre os primeiros a se vacinarem, estavam os aposentados Aracy Rodrigues Alfradique, 78 anos, e Daltro Vieira dos Santos, 90 anos, moradores do bairro Vital Brasil.
“A vacina tem sido muito eficaz. Quando pego gripe, é sempre algo leve e passageiro. Não deixo de me imunizar”, relatou Aracy.
“Antes, eu tinha gripe quase todo mês. Desde que comecei a me vacinar, minha saúde melhorou muito”, acrescentou Daltro.
A vacinação contra a Influenza está disponível em todas as unidades de saúde que participam da estratégia de imunização no município. A Prefeitura reforça a importância da imunização para a proteção individual e coletiva, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.