A Prefeitura de Niterói inaugurou na sexta-feira (5) a reforma do Módulo do Programa Médico de Família (PMF) do Palácio. A unidade, que atende a 3.176 pessoas e 1.367 domicílios, recebeu um investimento de R$ 460 mil.
O prefeito Axel Grael, o vice-prefeito Paulo Bagueira, o ex-prefeito e atual secretário Executivo Rodrigo Neves, a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, e Pedro Lima, diretor geral da FeSaúde, entre outras autoridades, participaram da cerimônia.
O prefeito Axel Grael destacou a importância da reforma para a comunidade do Palácio.
“Essa é uma unidade histórica e conta com profissionais concursados, que foram selecionados pelo mérito. Com essa reforma, ainda conseguimos adicionar um consultório de atenção à saúde bucal”, comemorou.
► Leia mais notícias sobre Niterói aqui
Após a reforma, a unidade passa a contar com uma equipe de saúde bucal com dentista e auxiliar de saúde bucal. Além disso, são duas equipes de saúde da família cada uma com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde; e uma equipe multiprofissional com psicólogo, assistente social, sanitarista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico, terapeuta ocupacional e médico pediatra.
O ex-prefeito Rodrigo Neves celebrou o compromisso da gestão com a saúde da população.
“O Morro do Palácio tem que ser um modelo para todas as comunidades do Estado do Rio de Janeiro. E vai ser”, afirmou.
A unidade reformada conta com dois consultórios gerais, consultório odontológico, sala de vacinas, sala de curativos, sala de expurgo/esterilização, dispensário de medicamentos, sala de procedimentos, almoxarifado, sala de administração e agentes comunitários de saúde, copa, além dos sanitários para usuários e funcionários.
► Leia mais notícias sobre Niterói aqui
A secretária de Saúde, Anamaria Schneider, destacou a utilização do prontuário eletrônico na unidade.
“Trabalhamos com prontuário eletrônico, com conectividade, e a partir dessa possibilidade de alimentar os sistemas de informação, os resultados começam a aparecer formalmente para quem acessa os números de Niterói”, disse.
O diretor geral da FeSaúde, Pedro Lima, destacou as melhorias na ambiência da unidade.
“As instalações foram reformadas, com melhorias na ambiência e incorporação de um consultório odontológico e equipamentos de informática”, afirmou.
A enfermeira Josiane Menezes, membro da equipe médica da unidade, comentou sobre a importância da reforma.
“Com essa reforma, a nossa equipe vai ter mais espaço, mais estrutura e, com certeza, dar mais qualidade ao nosso atendimento”, disse.
A moradora Erenilde Mendes de Souza também se mostrou satisfeita com a reforma.
“O posto ficou lindo!”, afirmou.
A reforma também contemplou medidas de acessibilidade, como a reforma e ampliação do sanitário PcD, portas e passagens com as dimensões mínimas necessárias para o deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, reforma da rampa de acesso à unidade, ladeada por novo guarda-corpo e corrimãos, e sinalização tátil horizontal no piso até o balcão de atendimento.
► Leia mais notícias sobre Niterói aqui
A unidade também segue o padrão de cores e revestimentos das outras unidades do PMF, facilitando a identificação desse tipo de unidade de saúde pela população.
Toda cobertura existente foi substituída por telhas termoacústicas, mais eficientes na dispersão do calor, além de oferecerem maior resistência mecânica.
Durante o período de obras, as equipes de saúde estiveram provisoriamente realocadas na igreja Metodista, mantendo a continuidade dos serviços.