
Niterói inaugura na terça-feira o novo Laboratório Municipal Miguelote Viana, dedicado à média e alta complexidade | Divulgação
A inauguração do novo Laboratório Municipal Miguelote Viana (LMV) na próxima terça-feira (13) trará melhorias significativas para a rede pública de saúde de Niterói. A centralização dos exames permitirá a realização de até 200 mil diagnósticos mensais, com foco em exames de média e alta complexidade.
A medida visa melhorar a qualidade do atendimento à população. Principalmente, oferecendo mais agilidade na entrega dos resultados e maior eficiência na coordenação dos exames.

Niterói inaugura na terça-feira o novo Laboratório Municipal Miguelote Viana, dedicado à média e alta complexidade | Divulgação
Histórico do Laboratório
Inaugurado em 1938, o Laboratório Miguelote Viana recebeu o nome em homenagem ao médico sanitarista Manoel Miguelote Viana. O LMV também atende 16 municípios da Região Metropolitana e Baixada Litorânea, fazendo parte da rede SILSLAB desde 2004.

Niterói recebe mais um equipamento de saúde na terça-feira (13), com a Inauguração do Novo Laboratório Municipal Miguelote Viana | Divulgação
Exames de alta complexidade
Os exames de alta complexidade realizados pelo LMV incluem testes de carga viral de hepatite, HIV, tuberculose, hormônios, marcadores tumorais e vitaminas.

Novo Laboratório Municipal Miguelote Viana reabre na terça-feira | Divulgação
Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a ampliação da capacidade do LMV também permitirá a inclusão de exames de saúde pública. Por exemplo, testes para Zika, Chikungunya, PCR para Covid-19 e Influenza.
“Esse projeto viabiliza mais qualidade nos serviços prestados à nossa população. Nós vamos implementar uma central que vai coordenar todos os exames da rede municipal no laboratório municipal Miguelote Viana, com a capacidade de oferta de 200 mil exames por mês, enfatizou o prefeito.
Além disso, a reforma do laboratório vai otimizar recursos, reduzir custos com insumos e diminuir o tempo de espera.
“Isso será possível após ampliarmos a capacidade estrutural do laboratório, que vai absorver outros setores. Estamos avançando a cada dia na Saúde de Niterói”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
Já sob o olhar técnico da Dra. Ilza Fellows, secretária de Saúde de Niterói, a população vai ganhar um serviço ainda mais eficiente.
“Com a reforma da estrutura do laboratório Miguelote Viana, vamos agilizar e ampliar a capacidade da rede municipal de realizar exames de média e alta complexidade e, num futuro, centralizar todos os serviços laboratoriais em uma única unidade”, afirmou a secretária de Saúde de Niterói, Ilza Fellows.
Fotos: Divulgação e Luciana Carneiro/Divulgação/Prefeitura de Nterói