A Ilha da Boa Viagem, localizada na Baía de Guanabara, é um dos principais pontos turísticos e históricos da cidade de Niterói. Suas construções históricas, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), remontam ao Brasil Império, com a capela e o fortim erguidos no século XVII.
Após um longo processo de restauração, a ilha está prestes a reabrir suas portas para o público. A partir da primeira semana de outubro, os visitantes poderão conhecer o castelo, o fortim e a igreja, cuidadosamente revitalizados.
O trajeto até os monumentos contará com sinalização indicando sua importância histórica e arquitetônica. O acesso à ilha, nesse primeiro momento, será priorizado para turmas de escolas e outras instituições educacionais. A intenção é proporcionar uma experiência enriquecedora e educativa para os alunos.
As missas retornarão à igreja dedicada à Nossa Senhora da Boa Viagem, seguindo o mesmo formato mensal de antes. No entanto, a presença de visitantes terá controle por meio de agendamento prévio, respeitando o limite de público estabelecido pelo Iphan.
A reabertura oficial da Ilha da Boa Viagem será um evento restrito a convidados. Durante essa celebração, haverá uma apresentação da orquestra do projeto Aprendiz Musical, tornando o momento ainda mais especial.
A administração do complexo histórico da ilha estará a cargo de um comitê formado pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), pela Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa (SAE) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS).
Museu na Ilha
Uma parceria com a Unesco permitirá que a Ilha da Boa Viagem se torne o primeiro museu a céu aberto do país. Os visitantes, então, poderão vivenciar experiências interativas desde a entrada, proporcionando uma verdadeira imersão histórica. A estruturação dessa experiência incluirá sinalizações com informações ao longo do percurso.
A ideia é levar eventos e exposições para esse espaço que é uma joia da nossa cidade. O projeto vai aproveitar o potencial turístico, preservar as riquezas naturais e realçar o valor histórico e cultural da Ilha da Boa Viagem. Em breve estaremos com uma belíssima alternativa cultural para nossa cidade, para o turismo e para todos que vêm nos visitar”, disse o prefeito Axel Grael.
Todo esse projeto decorre de intensas pesquisas e consultas a arquivos de instituições, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), para desvendar histórias, mitos e personagens que compõem esse valioso acervo em forma de ilha.
Importante ressaltar a implementação de medidas de segurança ilha, devido a depredações e incêndios que ocorreram ao longo dos anos. Agora, ela contará com um sistema de câmeras e vigilância 24 horas por dia, garantindo a preservação do patrimônio.
A beleza natural da Ilha da Boa Viagem é um espetáculo à parte. Localizada em um ponto privilegiado da Baía de Guanabara, a ilha oferece vistas deslumbrantes da cidade de Niterói e do Rio de Janeiro.
Ao subir os 127 degraus que levam ao topo da ilha, os visitantes são recebidos, sobretudo, por uma paisagem de tirar o fôlego. A capela, o fortim e o castelo, com suas cores vibrantes, ao passo que contrastam com o verde da vegetação e o azul da água.
A Ilha da Boa Viagem é um lugar mágico, que une história, cultura e natureza. Por fim, a reabertura da ilha é uma oportunidade para que todos possam apreciar esse tesouro que Niterói guarda.
Créditos fotográficos | Daniela Reis/Iphan/Divulgação
[…] A Ilha da Boa Viagem, em Niterói, com todos os seus encantos e tesouros, depois de anos fechada, re… Nesse ínterim de muita espera e ansiedade, a ilha passou por uma grande restauração, ao custo de R$ 5 milhões, realizada pela Prefeitura de Niterói. Entretanto, a beleza natural do lugar, com seu rico legado histórico permanecem irretocáveis. E, além disso, a exuberância arquitetônica, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), complementam a paisagem. […]