Enquanto o trânsito se torna cada vez mais caótico em cidades brasileiras, Niterói deu um passo decisivo para transformar a mobilidade urbana e reduzir congestionamentos. O financiamento federal de R$ 450 milhões, aprovado nesta quarta-feira (27), viabiliza a primeira malha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade, que ligará o Barreto ao Centro, passando por Engenhoca, Santana e São Lourenço.
O projeto foi consolidado durante reunião entre o prefeito Rodrigo Neves e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília, no mesmo dia. Segundo o prefeito, a iniciativa representa mais do que transporte: é uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida e oferecer mobilidade digna aos trabalhadores e moradores.
“O ministro acabou de assinar a autorização do financiamento do VLT de Niterói, que foi aprovado no PAC. Esse projeto vai tornar a mobilidade mais sustentável, com menos trânsito e mais qualidade de vida para o cidadão de Niterói”, destacou Rodrigo Neves.
O VLT terá aproximadamente cinco quilômetros de extensão, com dez estações planejadas, e promete transformar a rotina de milhares de passageiros. Além de beneficiar diretamente os bairros da Zona Norte, a linha permitirá integração com transportes intermunicipais, incentivando que moradores de São Gonçalo, Maricá e Itaboraí utilizem o sistema para chegar ao Centro.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
O ministro Haddad reforçou o impacto social e econômico do projeto.
“Vai trazer muita tranquilidade para os trabalhadores e oferecer um transporte de primeiro mundo, com qualidade, dignidade e segurança”, afirmou.


O Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, encontra com o ministro da Fazenda, José HaddadMobilidade e sustentabilidade: Niterói avança com VLT financiado pelo Governo Federal | Divulgação
Com base em estudos iniciados na gestão anterior, o projeto do VLT também prevê reestruturação urbana e melhoria nos trajetos para pedestres, diminuindo a dependência de ônibus e carros particulares. Para o prefeito Rodrigo Neves, a obra representa uma vitória histórica para a cidade:
“O VLT sairá do Barreto e vai levar mais qualidade de vida para a Zona Norte de Niterói e para os trabalhadores da região. Ao mesmo tempo, vamos ter uma estação de integração e reduzir a quantidade de ônibus que vem de cidades vizinhas e entram em Niterói. Estamos muito felizes com essa conquista”, concluiu.
A execução da obra já tem cronograma definido e promete colocar Niterói na vanguarda da mobilidade urbana sustentável no Brasil, promovendo eficiência, acessibilidade e desenvolvimento local.