O Prefeito Axel Grael recebeu nesta terça-feira (24) o embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Chantre D’Oliveira. Eles discutiram a possibilidade de parcerias em atividades que visam valorizar a cultura africana em Niterói.
Durante o encontro, acordou-se a formação de uma equipe intersetorial da prefeitura, para elaborar um plano de intercâmbio cultural. O embaixador deve intermediá-lo junto a outros países do continente africano.
Para o Prefeito Axel Grael, essa reunião marca o início de um projeto que visa valorizar a história de Niterói. Ele considera o embaixador cabo-verdiano, José Pedro Chantre D’Oliveira, um importante aliado nessa construção de parcerias.
Buscamos criar algo como um centro de referência para a cultura africana em Niterói, onde poderemos mostrar como se desenvolveu todo o processo histórico que levou a essa grande concentração de famílias de descendentes africanos na nossa cidade. E isso tem a ver com a nossa própria história. Para nós, é excelente ter o nosso embaixador José Pedro como um porta-voz dessa ideia para nos ajudar a estruturar essa ação aqui em Niterói. Temos o mesmo objetivo e acho que a gente vai conseguir um belo projeto aqui em Niterói”, disse o prefeito.
O diplomata agradeceu o convite do prefeito e se colocou à disposição para fazer a interlocução com os outros países africanos.
“A relação do Brasil e Cabo Verde são relações de dois países irmãos e que ainda não é muito conhecida. Durante a minha estada no Brasil eu gostaria de deixar um maior conhecimento sobre Cabo Verde aqui e levar-vos mais a Cabo Verde também. Este é um dos meus propósitos, é fazer Cabo Verde ficar mais conhecido e com a ajuda do prefeito de Niterói, com o literário, o social, todos os técnicos e as equipes, sobretudo da parte da cultura. Faço a representação brasileira entre os outros países da África, que são 54. Então, se eu puder fazer qualquer coisa com a vossa pretensão de eu ser o porta-voz para esse projeto, terei muito gosto em levar esse projeto e apresentar aos meus colegas africanos para que todos possamos colaborar”, afirmou o embaixador.
Segundo a prefeitura de Niterói, essa iniciativa demonstra o comprometimento da administração municipal em fomentar a diversidade cultural e estreitar os laços com outras nações do continente africano.