Coluna do André FreitasLeste FluminenseNiterói

Niterói: Enel dá prazo de 21 horas a morador para energia voltar

Mais uma vez, Niterói está mergulhada na escuridão após uma chuva de média intensidade, registrada neste sábado (18). Parte de bairros como Icaraí, Santa Rosa, Piratininga, Itaipu, Fonseca, Cubango, Centro, São Lourenço, encontram-se sem energia elétrica no momento de publicação desta reportagem (22:40). Há, inclusive, situações em que a companhia está dando prazos de até 21 horas para restabelecimento do serviço.

A situação se revela revoltante para a população. Afinal, a energia elétrica se trata de um bem de consumo de natureza essencial e caro. E o povo, mesmo pagando além do justo por um serviço prestado de forma precária, sequer recebe atendimento razoável. Pelo contrário, o serviço está abaixo do mínimo que a dignidade da pessoa humana, um princípio constitucional da República, prevê.

A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade,  nas ocasiões semelhantes a essa, sempre se justifica com a mesma resposta padrão: o clima.  Geralmente, suas explicações se resumem a explicar que as interrupções tem como causa eventos fortuitos, provocados pela natureza, como quedas de árvores e ventos fortes.

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Sabidamente, a previsão do tempo já indicava chuva para este sábado. Aliás, a chuva faz parte da nossa temporada de calor. Desse modo, não faltou tempo para que medidas e ações preventivas pudessem ser implementadas ao longo do ano. Enviar mensagens de texto por celular avisando do óbvio – de que poderia “faltar energia” em caso de chuva já não representa novidade alguma. Jamais faltou tempo para que a companhia se preparasse para estas eventualidades.

INACEITÁVEL

A permanência dessa situação em Niterói e nos demais municípios do Leste Fluminense há tempos ultrapassou o limite do tolerável. A Enel tem o monopólio do fornecimento de energia em Niterói, e tem a  responsável por garantir a continuidade do serviço. Não basta culpar os eventos climáticos. A empresa precisa investir em ações preventivas para evitar que as interrupções aconteçam.

A situação fica ainda mais grave quando consideramos que Niterói sofre com o calor durante o verão. Sem energia elétrica, as pessoas ficam sem ar-condicionado e ventiladores, o que pode causar problemas de saúde.

Portanto, cabe às autoridades públicas cobrar a Enel para que tome medidas urgentes para melhorar o serviço ou garantí-los. A empresa deve investir em ações preventivas, como a poda de árvores e a instalação de equipamentos mais resistentes.

Por fim, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) precisa deixar de existir somente no papel. Igualmente, os 46 deputados federais e três senadores do estado do Rio tem de atuar no sentido de trabalhar para que a tal situação se reverta em favor do povo.

Nota da Enel

A Enel Distribuição Rio informa que a tempestade, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, registrada durante o início da noite de hoje (18) nas regiões Serrana, de Magé, Niterói e São Gonçalo causaram danos severos à rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia de parte dos clientes destas localidades. Dando sequência ao plano verão preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo para agilizar o atendimento às emergências. Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamadas no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento. A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). Além do WhatsApp, a companhia orienta que que as solicitações de falta de luz sejam feitas pelo App Enel Rio ou site

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1 Comentário

  1. Também mandado todo mundo embora para cortar gastos acha que não vai ter reclamação?

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