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Niterói e São Gonçalo: Linha 3 do Metrô pode sair do papel com novo projeto | Divulgação/MetrôRio
A Linha 3 do Metrô, que deve ligar o Centro do Rio a Niterói e São Gonçalo, pode finalmente sair do papel. A declaração recente do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reforçou essa possibilidade.
A candidatura do Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031 também impulsiona a discussão sobre a viabilidade do projeto.
Projeto e impacto na mobilidade
A implantação da Linha 3 tem como principal objetivo melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana. O novo sistema de transporte promete oferecer um deslocamento rápido e eficiente, reduzindo congestionamentos e aliviando o fluxo da Ponte Rio-Niterói. Segundo o projeto original, a linha terá cerca de 36 km e contará com 15 a 18 estações.
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O trajeto prevê conexões entre a Praça XV, Arariboia e Alcântara, utilizando a Modelagem da Informação da Construção (BIM). O ponto final seria em Guaxindiba.
“Imagina só fazer 40 minutos de Manilha a Ipanema? Queremos instalar essas estações em Niterói e São Gonçalo e conseguir integrar o metrô, com barcas e ônibus, se possível, para otimizar o tempo de deslocamento”, disse Rodrigo Neves, prefeito de Niterói.
Avanço do projeto e previsão de licitação
Apesar do avanço nas discussões, ainda não há previsão para o início das obras. Em um encontro entre Eduardo Paes, Rodrigo Neves e o governador Cláudio Castro, no MAC, o prefeito do Rio afirmou que a divulgação pública do compromisso pode acelerar o processo.
“Quando a imprensa começar a divulgar que o governador Cláudio Castro, o prefeito Rodrigo Neves e eu prometemos a Linha 3 do metrô, vai ser aquele alvoroço: ‘Ferrou, daqui a um mês, por que ainda não saiu?’ Mas é assim que as coisas acontecem”, disse Paes.
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O secretário Washington Reis informou que pretende abrir uma licitação em 90 dias para viabilizar o projeto.
“Somos muito cobrados por isso e estamos fazendo o possível para conseguir implementar. Neves já conseguiu o túnel (Charitas-Cafubá) e estamos, nessa parceria, reduzindo o valor da catamarã. Agora vamos começar a ver essa questão da Linha 3”, afirmou o secretário.
Investimento e histórico do projeto
Desde os anos 1970, a construção de uma linha que atravessasse a Baía de Guanabara é discutida. Em 2015, o custo estimado para a obra era de 2,57 bilhões de dólares. Hoje, o orçamento gira em torno de R$ 13 bilhões, sujeito a mudanças conforme estudos e reajustes econômicos.
Atualmente, o metrô do Rio cobre 54,5 km com 41 estações. Durante as Olimpíadas de 2016, a Linha 4 foi inaugurada para conectar a zona sul à Barra da Tijuca. O sistema transporta, em média, 650 mil pessoas por dia, mas chegou a ultrapassar 1 milhão no evento esportivo.
Linha 3: previsão e desafios
O projeto da Linha 3, que inclui um túnel submerso de 3 km sob a Baía de Guanabara, foi debatido pela primeira vez em 1968. Em 2000, um estudo do BNDES confirmou a viabilidade da obra, prevendo um tempo de viagem máximo de 30 minutos entre Carioca e Guaxindiba.
Em 2009, o TCU barrou a proposta por suspeita de sobrepreço. Em 2011, o Governo do Estado apresentou um novo plano, prevendo conclusão para 2014.
Licitação cancelada e novas perspectivas
Em 2023, o governo do estado abriu uma licitação para estudos de viabilidade, mas o Tribunal de Contas Estadual anulou o processo. Agora, a candidatura do Rio e Niterói ao Pan de 2031 reacende a esperança de avanço.
Estações planejadas
Rio de Janeiro:
- Carioca (início do trajeto)
Niterói:
- Arariboia
- Jansen de Melo
- Barreto
São Gonçalo:
- Neves
- Vila Lage
- Paraíso
- Parada 40
- Zé Garoto
- Mauá
- Antonina
- Trindade
- Alcântara
- Jardim Catarina
-
Guaxindiba