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Niterói e São Gonçalo: Linha 3 do Metrô pode sair do papel com novo projeto

Niterói e São Gonçalo: Linha 3 do Metrô pode sair do papel com novo projeto | Divulgação/MetrôRio

A Linha 3 do Metrô, que deve ligar o Centro do Rio a Niterói e São Gonçalo, pode finalmente sair do papel. A declaração recente do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reforçou essa possibilidade.

A candidatura do Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031 também impulsiona a discussão sobre a viabilidade do projeto.

Projeto e impacto na mobilidade

A implantação da Linha 3 tem como principal objetivo melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana. O novo sistema de transporte promete oferecer um deslocamento rápido e eficiente, reduzindo congestionamentos e aliviando o fluxo da Ponte Rio-Niterói. Segundo o projeto original, a linha terá cerca de 36 km e contará com 15 a 18 estações.

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O trajeto prevê conexões entre a Praça XV, Arariboia e Alcântara, utilizando a Modelagem da Informação da Construção (BIM). O ponto final seria em Guaxindiba.

“Imagina só fazer 40 minutos de Manilha a Ipanema? Queremos instalar essas estações em Niterói e São Gonçalo e conseguir integrar o metrô, com barcas e ônibus, se possível, para otimizar o tempo de deslocamento”, disse Rodrigo Neves, prefeito de Niterói.

Avanço do projeto e previsão de licitação

Apesar do avanço nas discussões, ainda não há previsão para o início das obras. Em um encontro entre Eduardo Paes, Rodrigo Neves e o governador Cláudio Castro, no MAC, o prefeito do Rio afirmou que a divulgação pública do compromisso pode acelerar o processo.

“Quando a imprensa começar a divulgar que o governador Cláudio Castro, o prefeito Rodrigo Neves e eu prometemos a Linha 3 do metrô, vai ser aquele alvoroço: ‘Ferrou, daqui a um mês, por que ainda não saiu?’ Mas é assim que as coisas acontecem”, disse Paes.

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O secretário Washington Reis informou que pretende abrir uma licitação em 90 dias para viabilizar o projeto.

“Somos muito cobrados por isso e estamos fazendo o possível para conseguir implementar. Neves já conseguiu o túnel (Charitas-Cafubá) e estamos, nessa parceria, reduzindo o valor da catamarã. Agora vamos começar a ver essa questão da Linha 3”, afirmou o secretário.

Investimento e histórico do projeto

Desde os anos 1970, a construção de uma linha que atravessasse a Baía de Guanabara é discutida. Em 2015, o custo estimado para a obra era de 2,57 bilhões de dólares. Hoje, o orçamento gira em torno de R$ 13 bilhões, sujeito a mudanças conforme estudos e reajustes econômicos.

Atualmente, o metrô do Rio cobre 54,5 km com 41 estações. Durante as Olimpíadas de 2016, a Linha 4 foi inaugurada para conectar a zona sul à Barra da Tijuca. O sistema transporta, em média, 650 mil pessoas por dia, mas chegou a ultrapassar 1 milhão no evento esportivo.

Linha 3: previsão e desafios

O projeto da Linha 3, que inclui um túnel submerso de 3 km sob a Baía de Guanabara, foi debatido pela primeira vez em 1968. Em 2000, um estudo do BNDES confirmou a viabilidade da obra, prevendo um tempo de viagem máximo de 30 minutos entre Carioca e Guaxindiba.

Em 2009, o TCU barrou a proposta por suspeita de sobrepreço. Em 2011, o Governo do Estado apresentou um novo plano, prevendo conclusão para 2014.

Licitação cancelada e novas perspectivas

Em 2023, o governo do estado abriu uma licitação para estudos de viabilidade, mas o Tribunal de Contas Estadual anulou o processo. Agora, a candidatura do Rio e Niterói ao Pan de 2031 reacende a esperança de avanço.

Estações planejadas

Rio de Janeiro:
  • Carioca (início do trajeto)
Niterói:
  • Arariboia
  • Jansen de Melo
  • Barreto
São Gonçalo:
  • Neves
  • Vila Lage
  • Paraíso
  • Parada 40
  • Zé Garoto
  • Mauá
  • Antonina
  • Trindade
  • Alcântara
  • Jardim Catarina
  • Guaxindiba

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