Leste FluminenseNiterói

Niterói e Santo Domingo Este viram cidades-irmãs

Fotos: Contramaré Comunicação (Niterói, à esquerda) e Judith Echavarria (Santo Domingo Este, à direita).

Niterói e Santo Domingo Este, na República Dominicana, assinaram um acordo de cooperação nesta quarta-feira (17). O documento teve assinatura durante uma conferência online, com a participação dos prefeitos das duas cidades, Axel Grael e Manuel Jimenez.

Desse modo, o acordo prevê a realização de intercâmbios e diferentes formas de cooperação. Principalmente, nos campos de limpeza urbana, coleta seletiva, gestão de resíduos, ecoturismo, tecnologia e inovação, e sustentabilidade.

Santo Domingo Este tem um milhão e 300 mil habitantes e se tornou município há 22 anos. A cidade procurou Niterói em razão das políticas públicas inovadoras em vários segmentos.

O prefeito Axel Grael destacou que existem possibilidades de parcerias entre Niterói e Santo Domingo Este em várias áreas.

“Agradeço Santo Domingo Este por ter procurado Niterói. Podemos identificar várias linhas de cooperação entre as duas cidades. Na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, estamos avançando muito no nosso Ecossistema de Inovação. Queremos fazer com que a vocação da cidade, de inovação e de desenvolvimento de tecnologias, aconteça em larga escala.

Axel assina documento que estabelece irmandade de Niterói com Santo Domingo Este | Alex Ramos/Prefeitura de Niterói

Igualmente, Grael destacou outra possibilidade de cooperação com a cidade-irmã, destacando o fato de Niterói ter mais da metade de seu território como áreas protegidas com unidades de conservação.

“Estamos trabalhando para que essas áreas, além da função ambiental, cumpram suas funções social e econômica. E, por fim, gostaríamos de compartilhar a experiência de Niterói de ter sido a primeira cidade do Brasil a criar uma Secretaria do Clima”, explicou Axel Grael.

O prefeito de Santo Domingo Este, Manuel Jimenez, ressaltou que sua cidade tem muito a aprender com Niterói.

“Temos apenas 22 anos como município e, por isso, Niterói tem muito a nos ensinar. Estamos honrados em firmar este acordo, que vai ajudar Santo Domingo Este a alcançar uma nova identidade e atingir suas potencialidades para ser a cidade mais importante do país”, afirmou Manuel Jimenez.

Prefeito de Santo Domingo Este, Manuel Jimenez, mostra o documento assinado | Alex Ramos/Prefeitura de Niterói

Já o cônsul-geral da República Dominicana no Rio, Roberto Rubio, acrescentou que Niterói é referência de cidade na América Latina com níveis elevados de desenvolvimento humano e um exemplo de políticas públicas eficientes.

Cidades Irmãs

Cidades-irmãs são dois municípios ou cidades de diferentes países que estabelecem um acordo de cooperação mútua. O objetivo desse acordo é promover a paz, a compreensão e a cooperação entre as duas cidades, bem como a troca de experiências e conhecimentos em diversas áreas, como cultura, educação, economia, meio ambiente e desenvolvimento social.

O conceito de cidades-irmãs surgiu na década de 1940, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de promover a paz e a cooperação entre os povos de diferentes culturas. Desde então, o número de cidades-irmãs no mundo tem crescido significativamente.

Para que duas cidades se tornem cidades-irmãs, é necessário que haja um acordo formal entre os dois municípios. Esse acordo pode ser assinado pelos prefeitos das duas cidades ou por representantes dos governos locais.

O acordo de cidades-irmãs geralmente prevê a realização de intercâmbios e diferentes formas de cooperação entre as duas cidades. Essas atividades podem incluir:

  • Troca de estudantes, professores e pesquisadores;
  • Cooperação cultural, como a realização de eventos e festivais;
  • Cooperação econômica, como o estabelecimento de parcerias comerciais;
  • Cooperação ambiental, como a proteção de áreas naturais;
  • Cooperação social, como o desenvolvimento de projetos de assistência social.

As cidades-irmãs podem ser uma importante ferramenta para promover a paz, a compreensão e a cooperação entre os povos de diferentes culturas. Elas podem contribuir para o desenvolvimento de ambas as cidades, oferecendo oportunidades de intercâmbio, aprendizado e crescimento.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *