Leste FluminenseNiteróiRio de Janeiro - Capital

Niterói e Rio de Janeiro tem praias próprias para banho

Niterói e Rio de Janeiro tem praias próprias para banho

Niterói e Rio de Janeiro tem praias próprias para banho | Contramaré Comunicação/Folha do Leste – ₢ Todos os direitos reservados à Brasil 21 Comunicação – proibida a reprodução

As praias da Zona Sul e Oeste do Rio, e quase todas em Niterói, estão próprias para banho, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Mas atenção: em Niterói, as praias de São Francisco e Jurujuba (apenas no trecho da saída da Alameda Mal. Pessoa Leal) estão impróprias. No Rio de Janeiro, há dois trechos da Praia da Barra da Tijuca impróprios: em frente ao Riviera Country Club, assim como defronte ao 2º GBM (Bombeiros).

+ LEIA TAMBÉM: Barra Olímpica: Novo bairro surge na Zona Oeste do Rio

Uma nova onda de calor invade o Rio e Niterói a partir desta quinta-feira  (02/05) e só vai embora na segunda semana de maio. ️ Segundo os meteorologistas, os próximos dias serão de sol forte e temperaturas escaldantes, com máximas até 5°C acima da média. ️

Niterói e Rio de Janeiro tem praias próprias para banho

Niterói e Rio de Janeiro tem praias próprias para banho | Tânia Rêgo/Agência Brasil

Na capital, os termômetros podem chegar a 37°C neste fim de semana. No último domingo (28/04), Niterói foi a cidade mais quente do país, com 38,8°C.

Verão no outono

Então, fica a dica para aproveitar bem a praia e os dias de sol. Divirta-se, mas não esqueça do protetor solar e aproveite para curtir as praias com segurança, observando as bandeiras de sinalização. Principalmente, siga as orientações das autoridades e evite locais com forte correnteza.

+ LEIA TAMBÉM: Novo espaço abre portas para a economia solidária em Niterói

Por fim, hidrate-se, beba bastante água e líquidos saudáveis. Não abuse de bebidas alcoólicas caso vá entrar no mar. E se beber, não dirija!

Medição da balneabilidade

Segundo o Inea, o critério para dizer se uma praia está própria ou não para banho leva em conta diretrizes de uma Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Dessa forma, para a avaliação, em Niterói, consideram-se impróprias as praias cujo o último resultado de análise da água revele um “Número Mais Provável” (NMP) da bactéria Enterococos acima de 400 por 100ml. Igualmente, caso nas últimas cinco semanas, dois ou mais resultados apontem números superiores a 100 NMP de Enterococos por 100ml.

Todavia, a avaliação na cidade do Rio de Janeiro leva em conta o NMP de Coliformes Termotolerantes. Assim, se uma análise verificar o resultado NMP acima de 2.500 Coliformes Termotolerantes por 100ml de água, considera-se a praia imprópria. O mesmo ocorre, caso no interstício de cinco semanas, os resultados apontem números superiores a 1.000 NMP de Coliformes Termotolerantes por 100ml.

De acordo com a maioria das pesquisas científicas, grande parte das espécies de Enterococcus, tal qual os Coliformes Termotolerantes, são de origem fecal humana, embora possam ser isolados de fezes de animais.

O Inea recomenda que banhistas evitem o banho de mar nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas, bem como próximo a saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *