
Foto: Divulgação – Ascom
O Parque Orla Piratininga se destacou no evento do Banco de Desenvolvimento da América Latina, na Colômbia. Niterói foi a única cidade brasileira presente no lançamento do Relatório de Economia e Desenvolvimento “Desafios globais, soluções regionais: América Latina e Caribe enfrentando a crise climática e da biodiversidade”. O prefeito de Niterói, Axel Grael, apresentou projetos sustentáveis da cidade, como o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP) e o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável).
O Parque Orla Piratininga, cuja primeira parte foi inaugurada em junho, possui jardins filtrantes que limpam as águas pluviais e das bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa Piratininga. Com uma área de 680 mil metros quadrados, incluindo as ilhas do Modesto, Pontal e Tibau, o parque conta com píeres de contemplação e pesca, ciclovia, áreas de lazer, mirantes e um centro ecocultural voltado para educação ambiental.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Axel Grael destacou a importância das políticas públicas desenvolvidas em Niterói nos últimos anos, que têm como foco a sustentabilidade. Ele ressaltou que o POP, considerado o maior projeto de soluções baseadas na natureza no país, protege o meio ambiente, trata as águas e promove a recuperação de áreas degradadas, além de oferecer novos equipamentos culturais e esportivos.
O evento contou com a presença de líderes como a vice-ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia e o Presidente Executivo do Banco de Desenvolvimento da América Latina. O relatório abordou os desafios da região em relação à preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, bem como na adaptação e mitigação das mudanças climáticas. A intenção do documento é contribuir para a concepção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável nos países.