Leste FluminenseNiterói

Niterói: Diretor da ONU visita comunidade pesqueira na Região Oceânica

Pesca artesanal em Niterói: ONU visita Itaipu para conhecer iniciativas de sustentabilidade e valorização do trabalho dos pescadores locais. (Divulgação)

O Diretor-Geral da Food and Agriculture Organization (FAO), da Organização das Nações Unidas (ONU), Qu Dongyu, visitou a Associação de Pescadores e Pescadoras da Reserva Extrativista de Itaipu e Lagoa de Itaipu (Appreili) neste domingo (17). A agenda fez parte das atividades paralelas do G20, realizado no Rio de Janeiro. Durante a visita, o ex-ministro da Agricultura da China observou de perto os processos de filetagem, embalagem a vácuo e beneficiamento dos pescados.

A entidade reúne 80 pescadores que atuam na Reserva Extrativista Marinha de Itaipu. A área de proteção ambiental implementou práticas de pesca sustentável desde 2013. A feira da Economia Solidária de Itaipu, realizada aos sábados, é um dos principais canais de venda dos produtos processados e embalados pela associação.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Iniciativas sustentáveis ganham destaque

A associação promoveu a venda de pescados embalados à vácuo e congelados, agregando valor aos produtos da pesca artesanal. Recentemente, lançou a compota de peixe serra, espécie de baixo valor comercial que ganhou espaço nas feiras locais.

Desde 2024, os pescadores utilizam a marca “É da Resex!”, que fortalece a identidade sustentável e artesanal da produção. Segundo o presidente da Appreili, Jairo Augusto da Silva, a marca representa a essência da Reserva Extrativista e reforça a geração de renda local.

+ LEIA TAMBÉM: Cúpula do G20 fecha estações do metrô e bloqueia principais vias no Rio de Janeiro

+ LEIA TAMBÉM: ►Cúpula do G20 fecha estações do metrô e bloqueia principais vias no Rio de Janeiro

Ações da FAO inspiram novas iniciativas

Qu Dongyu destacou o papel da FAO no combate à fome e valorizou o modelo implementado pela associação. Durante a visita, ele reforçou a importância de parcerias para fortalecer comunidades pesqueiras.

O presidente da Appreili afirmou que a conexão com a FAO coloca a entidade como referência não apenas em âmbito nacional, mas também internacional.

Esperamos avançar ainda mais e receber apoio para modernizar nosso setor e expandir o impacto da pesca sustentável,” disse.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *