Leste FluminenseNiterói

“Dia Delas” faz atendimento neste sábado contra hepatites e HPV

"Dia Delas" faz atendimento neste sábado contra hepatites e HPV | Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói/Divulgação

“Dia Delas” faz atendimento neste sábado contra hepatites e HPV | Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói/Divulgação

Neste sábado (27), acontece, em Niterói, uma nova edição do “Dia Delas”, destacando o Julho Amarelo e reforçando a luta contra as hepatites virais. Desse modo, as unidades de saúde da cidade, notadamente policlínicas, unidades básicas e unidades do Programa Médico de Família, estarão abertas das 08h às 17h, oferecendo uma gama de serviços essenciais. Principalmente, testes rápidos e vacinas.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, a iniciativa tem como objetivo intensificar a prevenção e o tratamento dessas condições críticas.

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado mundialmente no dia 28 de julho. Assim sendo, a data serve como um chamado à ação para a conscientização e prevenção e detecção precoce dessas doenças.

Diagnóstico

Nesse sentido, as policlínicas e unidades básicas estarão equipadas para realizar testes rápidos, fundamentais para a identificação de hepatites B e C, além de sífilis e HIV. A vacinação contra a hepatite B, oferecida em três doses, também estará disponível para reforçar a prevenção.

A hepatite B, uma condição evitável, é combatida com uma vacina altamente eficaz. Para indivíduos não vacinados, a administração da vacina é um passo crucial. A prevenção também se estende ao uso de preservativos e à não compartilhamento de objetos pessoais, minimizando o risco de transmissão.

Por outro lado, a hepatite C não conta com uma vacina, mas o tratamento disponível apresenta taxas de cura superiores a 90%. A prevenção baseia-se na não reutilização de itens que possam ter contato com sangue e na utilização de preservativos.

+ LEIA TAMBÉM: ► Bia Rodrigues inaugura Casa 264 neste sábado em São Domingos

Durante a gravidez, exames de rastreamento para hepatites B e C são essenciais para evitar a transmissão para o bebê, com a profilaxia neonatal reduzindo significativamente o risco.

Vacinação contra o HPV

A vacinação contra o HPV é um componente chave na estratégia de saúde de Niterói, voltada para diferentes grupos etários. Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos recebem uma dose única, enquanto indivíduos imunocomprometidos, de 9 a 45 anos, precisam completar um esquema de três doses.

Contudo, para pessoas entre 15 e 45 anos, a vacinação pode variar entre duas e três doses, dependendo do histórico de vacinação e da exposição a situações de risco.

Usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV), que são aconselhados a receber a vacina contra o HPV, têm diretrizes específicas. No entanto, aqueles não vacinados previamente, devem receber três doses, enquanto os já vacinados devem completar o esquema se necessário.

 

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *