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Diretores do Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) apresentaram, na manhã desta quarta-feira (17), as propostas da categoria para uma ampla reformulação do sistema de ônibus na cidade. Isto aconteceu em um reunião com a representantes da Prefeitura de Niterói e da UFRJ, no Caminho Niemeyer.
É a primeira vez, no estado, que uma entidade de classe participa da elaboração de projetos relativos ao transporte público coletivo.
A pauta dos rodoviários engloba a inclusão de cláusulas trabalhistas na formulação de políticas públicas para o setor. Entre elas a reposição salarial, tendo por base a inflação acumulada em 12 meses e mais um percentual de aumento real, e a volta dos cobradores. Também, o incremento de ações de Segurança Pública nos terminais e nos pontos de maior circulação de coletivos e a mudanças no sistema de bilhetagem. E, ainda, subsídios tarifários e incentivos fiscais, a criação de fundos setoriais para custeio das gratuidades e maior transparência na prestação de contas das empresas.
Por fim, a reformulação no sistema viário; medidas para estimular o uso do transporte público; regulamentação do transporte por aplicativos; e combate intenso a todo tipo de transporte ilegal.
Sugestões
As propostas do Sintronac serão analisadas no estudo de equilíbrio econômico-financeiro e da sustentabilidade dos contratos de concessão do serviço público do transporte coletivo por ônibus. O levantamento está sendo feito, por solicitação da Prefeitura, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).
“Estamos entusiasmados por participar deste estudo e acredito que nossa expertise irá auxiliar na formulação de novas políticas públicas para o transporte coletivo. O setor de ônibus sempre foi alvo de muita controvérsia e de interesses suspeitos. Por exemplo, agora há a disseminação de uma informação errada, de que o transporte por aplicativo pode substituir o coletivo. Isso é mentira, a não ser que uma cidade queira simplesmente tornar inviável seu trânsito. O mesmo aconteceu antes com as vans. Mas estudos recentes apontam que o grande vilão no trânsito é o carro de passeio. E apenas um ônibus é capaz de retirar das ruas 55 carros, ou seja, a solução para uma cidade sustentável é o transporte coletivo”, afirma Rubens dos Santos Oliveira, presidente do Sintronac.
Pelo Sintronac, participaram da reunião, o presidente da entidade, Rubens dos Santos Oliveira, o advogado do sindicato, Darlan Oliveira, além de diretores. Já pelo município, o subsecretário de Transportes de Niterói, Murillo Moreira Junior, a subsecretária de Mobilidade Urbana, Ivanice Shutz, e técnicos da Prefeitura e da COPPE/UFRJ.