A Prefeitura de Niterói está intensificando as obras de contenção de encostas em toda a cidade, em um dos mais expressivos programas de resiliência do país. O plano faz parte das comemorações dos 450 anos de fundação da cidade, visando ampliar e qualificar os serviços prestados à população local.
Atualmente, está em execução um total de 70 frentes de trabalho em locais como Morro do Céu, Morro Boa Vista, Caixa D’Água, Santa Rosa, Grota do Surucucu, dentre outros.
O Presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Antonio Carlos Lourosa, informou que até o final do mês de julho serão entregues seis obras nos bairros de Fonseca e Cubango. As intervenções incluem a construção de cortinas atirantadas, acessos, guardas-corpo, canaletas, drenos profundos e grampos.
A obra mais adiantada, da Rua Hélio, já finalizou a cortina atirantada de 60 metros quadrados e tem previsão de entrega para a primeira quinzena de junho.
As obras no Morro do Serrão, no Cubango, possuem 70% de execução e serão concluídas no mês de junho, assim como a parte alta do Morro do Bumba, em Viçoso Jardim, que tem 80% de conclusão. No Bumba, a cortina de solo grampeado de 500 metros está em fase final de execução, faltando apenas a drenagem e a iluminação para concluir o serviço.
A Prefeitura está executando ainda a obra em frente ao Getulinho, na Alameda, que já apresenta perfurações e a cortina do lado direito finalizada, com previsão de entrega para a primeira quinzena de julho.
Com essas intervenções, a Prefeitura de Niterói demonstra seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população, investindo fortemente em obras de contenção de encostas em toda a cidade.