Niterói contará com um posto municipal do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em breve. O anúncio aconteceu feito após a reunião do Conselho Deliberativo Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (CODEMTER/Niterói). O encontro aconteceu nesta segunda-feira (29), no Caminho Niemeyer. Representantes da bancada dos sindicatos e dos empregados participaram, além de representantes da gestão da Prefeitura de Niterói. O Plano de Trabalho, já apresentado, teve aprovação por unanimidade entre os presentes.

Reunião Conselho Deliberativo Municipal de Trabalho Emprego e Renda. Foto: Bruno Eduardo Alves/Ascom Niterói
O presidente do conselho e coordenador de Trabalho, Emprego e Renda de Niterói, Brizola Neto, destacou a importância do plano de trabalho. Isso para a implementação de políticas públicas de empregabilidade.
“Hoje foi um dia muito importante para a cidade de Niterói. Estamos implementando o Sine municipal, que terá um posto centralizado no Terminal João Goulart e um posto avançado em cada uma das dezesseis regionais da cidade. O objetivo é ofertar um conjunto de políticas públicas de empregabilidade que passam pela orientação profissional, a qualificação dos trabalhadores, o apoio ao empreendedorismo, o fomento ao trabalho associativo e cooperativado, além da intermediação de mão de obra que permitirá a efetiva integração com o Sistema Nacional de Emprego. Essa integração com União, Estado e Município dará ao trabalhador uma melhoria na empregabilidade.”
Diagnóstico e coesão
O plano também inclui um diagnóstico do mercado de trabalho de Niterói. E demonstra quais os setores econômicos mais demandados. Igualmente, e quais as principais necessidades do trabalhador para ingressar no mercado de trabalho.
Estiveram presentes na reunião representantes de diferentes sindicatos. Dentre os quais a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e o Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí (STIMMMENI).
Felipe Carvalho destacou a coesão entre governos e sindicatos para a conquista do Sine municipal. Ele representou o Sindicato das Indústrias da Construção, Engenharia Consultiva e do Mobiliário de Niterói a Cabo Frio (SINDCON Leste Fluminense).
“As políticas públicas voltadas para a preparação de mão de obra para o nosso mercado são muito importantes e a organização que foi criada para a busca desses recursos está sendo exemplo para o Brasil. Essa aprovação hoje por unanimidade demonstra uma coesão de todas as áreas, do governo laboral e patronal em um sentido único.”
Eixos de prioridade
O Plano de Trabalho é dividido em eixos prioritários Eles atenderão, principalmente, aos setores econômicos que colocam Niterói como a segunda grande oferta formal de empregos do estado do Rio de Janeiro.
Lançando um olhar para o futuro, o plano também pretende identificar o mercado de trabalho dos próximos anos e décadas. E as novas áreas econômicas, que podem alavancar o mercado.
Pretende ainda, combater desigualdades no mercado de trabalho, destinando políticas públicas para reduzir discrepâncias e oferecer oportunidades para pessoas negras, jovens, mulheres e população LGBTQIA+.