
Foto: Carlos Magno – Divulgação
Niterói registrou uma redução significativa em seus índices de violência, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Comparando os primeiros cinco meses deste ano com o mesmo período do ano passado, observamos uma queda nos principais indicadores, com ênfase nos casos de roubo de aparelho celular e roubo de veículos. Além disso, houve um aumento nas apreensões de drogas e prisões em flagrante.
No acumulado deste ano, os roubos de aparelho celular apresentaram uma redução de 8,3% em relação ao ano de 2022. Já os roubos de veículos apresentaram uma queda de 26%, no mesmo período. Outros indicadores também refletem uma melhora na segurança pública da cidade. As apreensões de drogas, por exemplo, tiveram um aumento de 38,17%, enquanto as prisões em flagrante aumentaram em 27,3%.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
No período de janeiro a maio deste ano, os policiais militares do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Niterói realizaram um total de 798 prisões em flagrante e apreenderam 100 armas de fogo no município. Esses resultados são fruto de ações de patrulhamento ostensivo e abordagem cidadã.
Destaca-se a Operação Niterói Presente, financiada integralmente pelo Governo do Estado, que contribuiu para os resultados positivos. Nos primeiros cinco meses deste ano, a operação efetuou 176 prisões, mostrando sua eficácia no combate à criminalidade.
Com esses números promissores, podemos afirmar que Niterói está progredindo na área da segurança pública e reduzindo os índices de violência. As medidas adotadas, como o reforço policial e as operações de combate ao crime, estão surtindo efeito. No entanto, é importante destacar a importância de manter esse trabalho contínuo e constante, visando uma cidade cada vez mais segura para seus moradores e visitantes.