A Prefeitura de Niterói intensificou as ações de combate à dengue na comunidade do Monan, no Badu, nesta quinta-feira (21). A iniciativa faz parte das estratégias do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Ações Integradas de Prevenção à Dengue, que reúne as secretarias de Saúde, Conservação e Serviços Públicos, Regionais, Clin e Defesa Civil.
Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vistoriaram 35 imóveis e aplicaram 20 redes de proteção. A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, destacou a importância da ação educativa.
“É fundamental conscientizar os moradores sobre a necessidade de evitar água parada e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti”, frisou.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Paralelamente, a Clin removeu resíduos que podem se tornar focos do mosquito. Agentes Comunitários de Saúde orientaram os moradores sobre cuidados em caso de suspeita de dengue.
“O trabalho integrado permite que as equipes atuem de forma direcionada, focando nas áreas mais críticas”, explicou o coordenador do CCZ, Fábio Vilas Boas.
O mutirão faz parte de um trabalho preventivo realizado durante todo o ano. As equipes do CCZ visitam cerca de 5 mil imóveis por dia, com um total de 300 servidores envolvidos.
Niterói também utiliza o método Wolbachia, em parceria com a Fiocruz e a WMP Brasil. A técnica consiste na inserção de um microrganismo em mosquitos Aedes aegypti, reduzindo sua capacidade de transmitir doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.