ColunistasEntretenimentoEntretenimento, Artes e CulturaEsportesInclusão é Notícia - Angel CavalcantiNiterói

Niterói com Atividades Gratuitas e Inclusivas

Férias escolares com atividades  gratuitas e inclusivas, tanto em trilhas, como a beira mar

Mês das férias escolares, após o primeiro semestre letivo, Julho é o período do ano em que as manhãs e tardes ensolaradas de inverno são de um azul pleno, que nos convida a aproveitar o calor ameno do sol.

Com foco na acessibilidade e na inclusão Niterói se destaca com atividades e projetos que acontecem na cidade e permitem aos participantes estarem em contato com a natureza e desfrutarem dos dias de inverno com alegria, novas sensações e descobertas.

Opção de atividade inclusiva, e que há anos já é destaque na cidade de Niterói, é o ‘Projeto ao Mar’

Com a utilização das cadeiras anfíbias os participantes que sejam PCD ( de natureza física, mental, intelectual ou sensorial), assim como, pessoas com mobilidade reduzida, conseguem ter acessibilidade ao banho de mar | Divulgação

Projeto social inclusivo, e de modo gratuito, proporciona acessibilidade, para pessoas de todas as idades, oferecendo esportes náuticos, lazer, atividades de arte terapia, psicomotricidade e hidroterapia para PCD de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, pessoas com mobilidade reduzida, depressivos, idosos e aos seus familiares e acompanhantes.

Canoagem, passeios em botes, surf, surf adaptado, hidroterapia e “pegar jacaré” são algumas das atividades oferecidas com supervisão dos voluntários do projeto | Divulgação

As atividades do projeto acontecem o ano todo, tendo como idealizador e fundador Daniel Hatherly, fisioterapeuta e praticante de esportes náuticos e a próxima data será no sábado, 12 de julho.

Como, onde e quando acontecem as atividades do ‘Projeto Ao Mar’, em niterói?

“Nossas ações sociais, inclusivas e voluntárias do ‘Projeto Ao Mar’ acontecem na praia de Itaipu, em frente ao posto dos Guarda Vidas, quinzenalmente, sempre aos sábados, das 9h às 12h. Exceto, em casos de intempéries climáticas, neste caso, cancelamos a data ou a transferimos. É fundamental termos cautela, sempre! Prevalecem em todas as datas das atividades as medidas de segurança o que também vale no caso de cancelamento, devido ao clima. O bem estar e o bom acolhimento de todos os participantes é a nossa prioridade” destaca Daniel Hatherly.

Qual apoio e parcerias podem fazer a diferença positiva para o ‘Projeto ao Mar’ e como ser um patrocinador, apoiador ou parceiro do projeto?

“Acreditamos que todo apoio que agregue valores as nossas ações faz diferença positiva e se você tem o desejo de ser voluntário, apoiador, parceiro ou patrocinador do ‘Projeto Ao Mar’ basta entrar em contato pelo whatsapp, do projeto (21)99886-6767 que teremos satisfação em acolher seu interesse em estar conosco, basta fazer contato e esclareceremos todas as dúvidas”.

Arteterapia é uma prática terapêutica que utiliza a arte como ferramenta para promover a saúde mental e o bem-estar, através de diferentes linguagens artísticas | Fonte: Angel Cavalcanti

Como se inscrever para as atividades do “Projeto ao Mar”?

Inscrições podem ser feitas no dia, no local e na hora, chegando ao projeto, entretanto, preferencialmente, inscreva-se pelo link disponível na bio da nossa página oficial, no ‘Instagram’ @projetoaomar. O link é disponibilizado sempre às quartas-feiras que antecedem o sábado marcado para as atividades. Explica Daniel Hatherly.

Brincar desenvolve e estimula a socialização e a integração, respeito as diferenças e amplia a criatividade livre | Fonte: Angel Cavalcanti

 terra e mar para todas as idades

Outra opção é o especial de férias, ‘Niterói Ecotur Sem Barreiras’ que está com inscrições abertas, para a realização das trilhas acessíveis e direcionadas à todas as pessoas de todas as idades inclusive as apresentam mobilidade reduzida.

Trilha do Morro das Andorinhas’, localizada em Niterói, Rio de Janeiro, é considerada de dificuldade leve a moderada, com alguns trechos mais desafiadores, mas no geral acessível a iniciantes e famílias com crianças. A trilha não é administrada por um órgão específico, mas é um local frequentado e apreciado pelos visitantes, com pontos de referência como a Rua da Amizade em Itaipu e a Igreja | Fonte: Ivaní Barrozo (web)

Programação:

Na manhã do dia 11 de julho – Trilha do Morro das Andorinhas.
Ponto de encontro – Rua da Amizade, ao lado da Paróquia São Sebastião, em Itaipu.
Saída do grupo: às 9h da manhã.

Na manhã do dia 22 de julho – Trilha do Horto do Fonseca.
Ponto de encontro – Skate Parque Duda Neves (dentro do Horto).
Saída do grupo: às 9h da manhã.

Para quem tem mobilidade reduzida ou dificuldade de locomoção o projeto oferece a cadeira Julietti, garantindo que todos os interessados possam participar. As inscrições podem ser feitas pelo visit.niteroi.br/niteroiecotur 

No Horto do Fonseca, também conhecido como Horto Botânico de Niterói, oferece trilha acessível. Não é administrada por uma única entidade específica, mas sim pela prefeitura de Niterói, que gerencia o espaço como um parque municipal. É considerada de fácil a moderada, com alguns trechos que podem exigir um pouco mais de esforço, especialmente se o solo estiver molhado. | Fonte: Divulgação

trilhas são sinalizadas com o selo “Acessível” com vagas gratuitas, porém, limitadas.

Parabéns à todos que demonstram compromisso, sensibilidade e empatia podemos ser fazedores, no presente, por um mundo melhor, em família e ao anônimo.

quem tem limitações de explorar o que Niterói oferece há oportunidades para estar em família, em contato com a natureza e com acessibilidade

Aproveite o inverno. Aproveite as férias. Aproveite a vida de modo pleno e superando limitações, dando significado ao seu dia e fazendo novos amigos durante o inverno, e quem sabe, para todas as estações, dos próximos anos.

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Colunistas