Leste FluminenseNiterói

Niterói: Coletivo “Afrodivas” mostra ações e pede ajuda

Em Niterói, um coletivo social formado por mulheres negras está transformando a vida de centenas de pessoas. Trata-se do Coletivo Afrodivas de Niterói- Brasileiras & Cia, uma organização antirracista, feminista e anti-lgbtqiapnfobico. Desse modo, atua no fortalecimento das Afrodivas, Afrodivinos, Divas originárias e demais mulheres periféricas que participam de suas atividades.

O Coletivo Afrodivas de Niterói auxilia mulheres negras por meio de oportunidades de educação, formação profissional e geração de renda. Além disso, o coletivo atua no sentido do autoconhecimento e da autovalorização de suas heranças e ancestralidade.

Em suma, o coletivo inspira as mulheres e mostra como superar os desafios do racismo e do sexismo. Igualmente, fortalece o conceito de que as mulheres possuem força, habilidade e capacidade elevadas. E que são, sobretudo, merecedoras de respeito.

História

O coletivo teve fundação em 2017. Desde então, desenvolve diversas atividades culturais, sociais e educacionais. Dentre elas, destacam-se saraus, rodas de história, conversas e brincadeiras. Essas ações, tem origem nas histórias de mulheres negras para valorização e divulgação da cultura afro-brasileira, africana e indígena.

Nas ações sociais, o coletivo oferece cursos de formação profissional e semiprofissional para geração de renda, numa perspectiva afro-empreendedora e com consciência planetária, em relação à preservação ambiental. Além disso, o coletivo atua como representante da Defensoria Pública no Território, auxiliando a população no acesso à justiça.

Já nas ações educacionais, o coletivo desenvolve atividades antirracistas e feministas em escolas, praças, terreiros, universidades e em outras instituições.

Ajude

O Coletivo Afrodivas de Niterói-Brasileiras & Cia é uma iniciativa essencial para o fortalecimento das bases sociais e do empoderamento feminino. O coletivo está realizando uma “vaquinha” online para continuar suas atividades. Se você se identifica com esse trabalho, apoie, ajude, doe, contribua.

Você também pode gostar

1 Comentário

  1. Eu encontrei o coletivo no momento certo, fui indicada por uma amiga!
    Comecei a atua nos cursos no início da minha gravidez, meu primeiro contato foi com o curso de ecocostura.. a professora Dona marina que com toda paciência e abriu mão de está saindo do seu lar, de ter os seus dias de descanso para da as aulas, uma mulher que se dedicou muito e me ajudou a sair de um início de um depressão, eu já sabia costura mas só com linha e agulha em casa, mas graças a Deus encontrei o coletivo afrodivas que além e aprender a costura na máquina de costura, conhecer os pequenos detalhes de como ser um costureira de sucesso, e também durante toda a minha gestação participei de diversos cursos, como o de trança nagô, crochê, miçangas, biscuit, crochê em barbante, e de agora faço o de confeitaria.
    E a direção sempre ali dando apoio, incentivando, e fazendo o máximo pra cada uma das alunas está fazendo as refeições no local, por que não tinha tempo para ir em casa.
    Elas a todo tempo dando o seu melhor para nós, e com o pouco e tempo que sobrava de descanso do trabalho elas estavam lá sendo atenciosas e guerreiras.
    A jô poxa, se reuniu com os demais para fazer um chá de bebê para mim, amei e me surpreendi com tudo oque vir e agradeço muito mesmo por tudo que fizeram por mim.
    E com os cursos que fiz graças às Deus estou conseguindo ter renda.
    E tem mas as mães que precisão que seus filhos tenham aulas de reforço escolar corre pra lá por que, tive o privilégio de colocar a minha filha pra fazer e ela aprendeu muita coisa.

    A todas as professoras do coletivo afrodivas que se dedicam o seu pouco tempo de descanso pra está dando aulas no coletivo a palavra é gratidão 🙏🙌❤

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *