
Niterói: Clin realiza remoção de pichações na praia de Piratininga | Divulgação/Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) realizou, nesta segunda-feira (17), a remoção de pichações nas pedras da praia de Piratininga, na Região Oceânica.
A ação, que ocorre regularmente em diferentes pontos da cidade, tem o objetivo de preservar a paisagem e manter a limpeza dos espaços públicos, especialmente durante o verão, quando as praias recebem um grande número de visitantes.
A Companhia já executou esse tipo de limpeza em locais como a Praça Getúlio Vargas, em São Domingos, o Skate Parque de São Francisco, a rótula em frente ao Plaza Shopping, no Centro, e a Praça Leonir Ramos, na Ponta da Areia, entre outros.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Atualmente, a equipe de limpeza utiliza dois produtos para a remoção de pichações: um indicado para superfícies de cobre e bronze e outro para pedras, concreto, monumentos, granitos e mármores. Ambos são limpadores de alta eficiência na remoção de oxidações, fuligens e resíduos químicos e naturais.

Niterói: Clin realiza remoção de pichações na praia de Piratininga | Divulgação/Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
Vale ressaltar que a pichação é considerada crime ambiental, conforme o artigo 65 da Lei 9.605/98, que trata da infração de pichar, grafitar, sujar ou manchar edificações ou monumentos urbanos.
A penalidade para quem for flagrado pichando varia de três meses a um ano de reclusão. A população também pode colaborar denunciando pelo telefone 153 ou pelo WhatsApp para 21 98450-0153, que atendem no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).