Leste FluminenseNiterói

Niterói celebra a cultura cervejeira com mais um selo entregue pela prefeitura

No dia 28 de junho, a Cervejaria Malteca será a sétima fábrica a receber o Selo Cervejeiro do Projeto Niterói Cervejeiro, entregue pela Prefeitura de Niterói.

O objetivo do projeto, desenvolvido desde 2017 no Plano Estratégico Niterói que Queremos, é reconhecer e valorizar a fabricação de cerveja artesanal na cidade. O projeto identificou as demandas do setor através de diálogos com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Além da valorização das fábricas artesanais, o Selo Cervejeiro visa incentivar práticas socioambientais e sanitárias sustentáveis e não geradoras de impactos urbanísticos e sociais. O projeto promove a geração de renda e a promoção de produtos artesanais de cerveja. André Bento, presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), afirma que o Pólo Cervejeiro de Niterói está cada vez mais consolidado.

Atualmente, Niterói conta com 78 estabelecimentos ligados à produção e distribuição de cerveja artesanal, entre cervejarias, bares cervejeiros e feiras, segundo um levantamento do Programa Desenvolvimento dos Projetos Aplicados. Há também 7 fábricas de cerveja, 4 fábricas em processo de registro, 32 cervejarias ciganas, 19 bares cervejeiros, 5 associações cervejeiras, 3 startups de bebidas artesanais e 2 coletivos cervejeiros, que empregam cerca de 600 pessoas.

Para recebe o Selo Cervejeiro, os interessados devem solicitar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e ser avaliados por uma comissão formada por representantes das secretarias municipais de Cultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Neltur, UFF e Firjan. Mais de 50 critérios são levados em consideração na avaliação, de acordo com a lei Niterói Cervejeiro, incluindo a política de não agressão ao meio ambiente no processo de fabricação e tratamento dos resíduos produzidos.

Com o Selo Cervejeiro, as fábricas artesanais têm seu trabalho reconhecido e incentivado pela prefeitura da cidade, o que pode impulsionar ainda mais o setor cervejeiro de Niterói.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *