CulturaLeste FluminenseNiterói

Niterói brota cultura e amplia rede comunitária de acesso à arte

Niterói brota cultura e amplia rede comunitária de acesso à arte

Niterói brota cultura e amplia rede comunitária de acesso à arte | ₢ Angélica Carvalho/Folha do Leste/Brasil 21 Comunicação – Proibida a reprodução

A Secretaria das Culturas de Niterói dá início à segunda edição do projeto “Brotaí – Rede Cultura Comunitária”, na próxima sexta-feira (24), às 18h30, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. A iniciativa, com entrada franca, oferece oficinas culturais e encontros formativos em todas as cinco macrorregiões da cidade, democratizando o acesso à arte e fortalecendo a cena cultural local.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

O evento de lançamento contará com a animação do DJ Renan, bateria de escola de samba formada por alunos da oficina de percussão do Brotaí no bairro de São Lourenço e uma roda de samba contagiante, convidando o público a celebrar a cultura local em um ambiente acolhedor e vibrante.

+ MAIS NOTÍCIAS DE ENTRETENIMENTO, ARTES E CULTURA? CLIQUE AQUI

O “Brotaí – Rede Cultura Comunitária” visa fomentar a arte como ferramenta de transformação social. Nesse sentido, oferece 50 oficinas culturais gratuitas em mais de 30 territórios das cinco macrorregiões de Niterói.

+ LEIA TAMBÉM: ► Previsão do tempo Niterói: terça-feira, 21 de maio

Com cerca de 1.600 inscritos, o programa demonstra grande interesse popular, com 70% de participação feminina. Além disso, 58,1% de pessoas se identificam como pretas ou pardas.

Niterói brota cultura e amplia rede comunitária de acesso à arte

O “Brotaí” se destaca pela predominância de mulheres, assim como de pessoas que se declaram pretas ou pardas | Divulgação

Diversidade

As oficinas abordarão uma rica gama de temas artísticos, desenvolvendo habilidades entre os participantes ao passo que promove diversidade cultural. Por exemplo, conteúdos como música, dança, teatro e literatura.

+ LEIA TAMBÉM: ► Niterói Bike Fest 2024: lazer, esporte e transporte, no próximo sábado (25) e domingo (26)

De igual forma, haverá 154 encontros pedagógicos para formação cultural da equipe do projeto. Dentre elas, 120 atividades lúdicas e integradoras celebrarão os saberes locais. Por outro lado, 4 encontros de integração da rede reunirão toda a comunidade em praças públicas.

Segundo Júlia Pacheco, secretária das Culturas de Niterói, um dos principais objetivos do órgão consiste em tornar a cultura acessível a todos. Desse modo, ela pretende potencializar o que a cidade tem de melhor no segmento.

Niterói brota cultura e amplia rede comunitária de acesso à arte

Júlia Pacheco, secretária das Culturas de Niterói, trabalha para atingir todas as regiões da cidade | LinkedIn

“Buscamos uma cultura descentralizada, que atinja todas as regiões da cidade, com o intuito de, cada vez mais, democratizar os espaços. Essa é a segunda edição do “Brota ” e tenho certeza que será ainda mais potente e agregadora para Niterói!”, disse Júlia.

 

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cultura