A empresa Auto Viação 1001, que irá operar a nova linha 700D – Niterói-Barra da Tijuca, optou por não divulgar informações sobre o novo serviço. Enquanto isso, o trajeto, via Zona Sul do Rio de Janeiro, desagradou tanto a passageiros quanto a motoristas.
A reportagem do FOLHA DO LESTE perguntou à companhia se haverá apenas o serviço urbano, como previsto inicialmente, ou também terá o rodoviário, bem como quando será iniciada a operação. A empresa limitou-se a dizer que “Neste momento, não conseguirá contribuir com informações”.
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O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ) tem adotado postura semelhante. Desde a última quinta-feira (26), a reportagem solicita informações referentes à linha. Inicialmente, o departamento disse que divulgaria um material informativo até a última segunda-feira (30), mas, desde então, não tornou a se manifestar.
Todavia, o FOLHA DO LESTE teve acesso ao itinerário completo da nova linha. O trajeto, que terá extensão de 56,75 km, seguirá boa parte do percurso da linha 755D Charitas — Gávea, ou seja, passando pela Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
As informações constam no pedido de autorização da operação experimental junto ao Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ). Além disso, em um primeiro momento, haverão quatro partidas diárias no serviço urbano: duas em cada sentido. Todavia, caso seja implementado também o serviço rodoviário, a quantidade de horários poderá dobrar.
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Desde semana passada, há uma grande expectativa para o início de circulação da nova linha. Chegou-se a cogitar a data do último sábado (28) como marco inicial. Inclusive, os motoristas já receberam treinamento para iniciar a operação da nova linha. Segundo apuração mais recente, feita pelo FOLHA DO LESTE, a companhia aguarda apenas a publicação da linha em caráter experimental, no Diário Oficial do Estado, para que os ônibus comecem a circular.
A princípio, para apressar o início das atividades, haveria a expedição de um ofício pelo Detro para que a empresa já iniciasse os trabalhos. Porém, fontes ligadas à empresa ouvidas pela reportagem disseram que a 1001 já fechou questão com relação a somente começar a atuar na linha após a publicação do serviço no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o que não havia ocorrido, até esta quarta-feira (1º).
Passageiros e motoristas insatisfeitos
É de conhecimento público que a demanda de uma ligação direta entre Niterói e a Barra da Tijuca é antiga. Contudo, o trajeto divulgado causou decepção nos passageiros: a maioria preferia que o itinerário seguisse pela Linha Amarela.
“Se já existe o Charitas-Gávea por esse trajeto, não tem sentido a nova linha fazer o percurso pela Zona Sul. O correto seria pela Linha Amarela”, disse Eduardo Alves, usuário do transporte coletivo e leitor do FOLHA DO LESTE.
Já Cristiano Vasconcelos sugeriu que, devido ao itinerário longo, os coletivos sejam equipados com banheiros. É importante ressaltar que, segundo o Detro-RJ, para este tipo de linha intermunicipal, a instalação de toaletes não é obrigatória.
“Com este percurso tão longo, o ideal é que o ônibus tenha banheiro. Seria bom para passageiros e motoristas. Há muitos engarrafamentos e ninguém aguentaria duas ou mais horas dentro de um ônibus sem banheiro”, reclamou.
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Alguns motoristas da empresa, com quem a reportagem conversou, também revelaram insatisfação com o trajeto escolhido.
“Serão umas três horas de percurso, com trânsito. Para fazer isso, só se o ônibus tivesse banheiro. Tem colegas que estão correndo para não fazer essa linha”, disse um profissional.
De acordo com a plataforma Google Maps, em situação de trânsito livre o trajeto via Linha Amarela, entre Charitas e o Shopping Aerotown, ponto final da linha, é percorrido em pouco menos de uma hora. Passando pela Zona Sul, o tempo aumenta para aproximadamente 1h50min.
Pelo amor de deus,essa nova linha tem que ser pela linha amarela com toda certeza…pra desafogar a linha do 315 que só passa lotado até,o centro metropolitano.