Leste FluminenseNiteróiRio de Janeiro - Capital

Niterói avança para estágio de alerta; Rio em mobilização

Final da Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, Niterói | reprodução

Niterói se encontra em alerta devido às fortes chuvas que têm assolado a cidade. A Defesa Civil de Niterói informa que o estágio de alerta foi ativado às 22h45 de sábado (7) devido à intensidade das chuvas. Antes, a cidade estava em estágio de atenção. As previsões indicam que as tempestades persistirão durante a noite e madrugada. Até o momento, não foram registrados incidentes graves.

Diversos órgãos e instituições estão mobilizados para lidar com possíveis ocorrências, incluindo a Defesa Civil, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, a Assistência Social, a Clin, as Administrações Regionais e a Nittrans. A orientação é evitar deslocamentos, caso seja possível.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói divulgou os maiores acumulados de chuva registrados em diferentes regiões da cidade. Núcleos de chuva continuam atuando, com previsão de pancadas moderadas a fortes acompanhadas de raios nas próximas horas.

Assim sendo, os maiores acumulados pluviométricos, em 1 hora, ocorreram em Jurujuba (45,4mm), Morro do Estado (43,4mm), Morro da Penha (37,0mm) , e Piratininga (36,6mm).

Defesa Civil de Niterói

A Defesa Civil atua em quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo. Desse modo, cada estágio possui medidas e protocolos que órgãos públicos e população devem cumprir. Isso considera tanto o monitoramento bem como a evacuação de áreas de risco.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil em caso de emergências pelo número 199 ou 2620-0199. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão de 24 horas e fornece informações detalhadas sobre a previsão do tempo e alertas por meio do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói possui uma extensa rede de Nudecs e mais de 2700 voluntários espalhados pela cidade. O sistema de monitoramento conta com pluviômetros e sirenes estrategicamente distribuídas, além de pontos de apoio para a população em situações de risco.

Desde 2013, o município realizou intervenções em encostas em diversos bairros de Niterói. Dessa forma, os investimentos somam mais de R$ 45 milhões em obras que visam aumentar a resiliência da cidade diante de eventos climáticos extremos.

Falta de Energia

A Enel informou ao FOLHA DO LESTE que aumentou o efetivo de sua equipe de emergência. Veja mais detalhes (aqui) na reportagem.

 

Capital Fluminense

No Rio de Janeiro, a cidade está em estágio de mobilização, apesar de os núcleos de chuva na Baía de Guanabara perderam força. Todavia, continuam atuando com intensidade nas regiões litorâneas da Zona Oeste, principalmente em Recreio e Barra.

Árvore caiu na Avenida Heitor Beltrão, na altura da Rua Carmela Dutra.

Enquanto isso, bairros das zonas Oeste e Norte do Rio de Janeiro já estão enfrentando fortes chuvas, após a cidade registrar uma sensação térmica de 55,8°C durante o dia.

Inicialmente, os núcleos de chuva em direção ao Maciço da Tijuca, com previsão de chuvas moderadas a fortes nas próximas horas nas regiões da Grande Tijuca, Centro e Zona Sul.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, alertou a população sobre as chuvas fortes previstas e pediu que todos se informem antes de sair de casa.

No estádio Nilton Santos, onde ocorreu o show do The Weeknd, as fortes chuvas obrigaram a evacuação da pista, com muitos bolsões de água.

Bolsões d’água

Motoristas devem ter cautela em determinados trechos da cidade, onde há bolsas d’água na pista, como na Rua Riachuelo, na altura da Rua Costa Bastos, e na Av. Santa Teresa. A Defesa Civil oferece orientações para a população, recomendando evitar a proximidade de árvores, redes elétricas, toldos e áreas descampadas durante ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas. Além disso, não transite em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios suscetíveis a transbordamentos.

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *