
Niterói avança na obra da Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói
A construção da Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara avança com previsão de conclusão em julho, segundo a Prefeitura de Niterói. O projeto está sendo executado pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (Emusa) com orçamento de R$ 26,8 milhões. As intervenções ocorrem na Zona Norte da cidade e têm como foco a oferta de capacitação técnica e inclusão digital.
Durante visita ao canteiro nesta quarta-feira (14), o prefeito Rodrigo Neves afirmou que a obra foi pensada com atenção especial e voltada à inovação.
“Os jovens, sobretudo das classes populares, aqueles que mais precisam, necessitam de oportunidade para serem felizes. Vão construir sua trajetória de vida e terão uma boa formação profissional. É isso que a gente vai oferecer aqui em Santa Bárbara, gratuitamente, com o investimento da Prefeitura de Niterói. Santa Bárbara vai ficar cada vez mais bonita, mais bem cuidada, e esse equipamento vai ser uma grande revolução para a juventude ter oportunidade”, afirmou Rodrigo Neves.
A secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, ressaltou a importância dos cursos que serão disponibilizados no espaço. Segundo ela, a qualificação será um diferencial para o ingresso de jovens no mercado de trabalho.
Infraestrutura moderna atenderá demandas educacionais e sociais

Niterói avança na obra da Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói
Atualmente, as equipes atuam na montagem da estrutura metálica, além da execução das instalações elétricas. Etapas como a hidráulica e o poço do elevador já foram concluídas. O espaço será composto por dois pavimentos e contará com múltiplas áreas de serviço.
“Aqui a gente vai trazer novidades em relação aos outros equipamentos, Plataformas Digitais, como o laboratório audiovisual, onde a gente vai ensinar a fazer videomaking. Os alunos poderão aprender, se profissionalizar e ingressar em toda essa comunicação digital. A gente tem certeza que os jovens que nem trabalham e nem estudam em Santa Bárbara vão estar amplamente acolhidos, porque eles sairão daqui com muita capacidade de ter emprego”, disse a Juliana Benício.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Entre os ambientes planejados estão o hall com recepção, salas de atendimento, banheiros, copa, sala para workshops e área de estudos. Além disso, a infraestrutura inclui sistemas de climatização, prevenção contra incêndio, elevador, bebedouros e placas solares para captação de energia limpa.
A Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara deverá funcionar como um polo de inclusão e inovação na região, ampliando o acesso da população a oportunidades de capacitação e serviços públicos em um único espaço.