Leste FluminenseNiterói

Niterói apresenta plano para melhorar a primeira infância

A cidade de Niterói se prepara para o lançamento do Plano Municipal da Primeira Infância. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira (9), às 9h, no auditório do Caminho Niemeyer. O objetivo do Plano é informar o público sobre as políticas públicas voltadas para as primeiras infâncias no município, proporcionando debates e trocas de experiências com outras cidades brasileiras que tenham projetos semelhantes para bebês e crianças de 0 a 6 anos.

A organização do evento é responsabilidade da Prefeitura de Niterói, por meio do Escritório de Gestão de Projetos (EGP). O prefeito Axel Grael enfatizou a importância do Plano, destacando que o foco está em questões essenciais, como sustentabilidade, urbanismo, infraestrutura e áreas verdes.

Segundo Grael, “a estratégia da Prefeitura de Niterói para a primeira infância foi traçada levando em consideração aspectos como mobilidade sustentável, urbanismo, áreas verdes e infraestrutura. O Plano Municipal da Primeira Infância será um guia importante para a gestão, orientando as decisões do município em relação ao cuidado com as crianças de Niterói. Estamos avançando nas políticas públicas para tornar nossa cidade acolhedora para todas as faixas etárias.”

Axel Grael, em uma das ocasiões em que esteve no Espaço Nova Geração | Foto: Alex Ramos/PMN

 

A elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância contou com a participação do Poder Executivo, do Legislativo municipal e da sociedade civil. O objetivo é garantir direitos e inovar nas políticas voltadas para a primeira infância e seus cuidadores.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

O Plano possui um caráter intersetorial. A subsecretária de Gestão de Redes da Fundação Municipal de Saúde, Maria Angélica Duarte Silva, foi a principal responsável pela elaboração do Plano. Todavia, ela ressalta o processo coletivo de construção.

Nos dedicamos ao planejamento estratégico, pensando nas infâncias e considerando aspectos como educação, saúde, acolhimento, proteção, ambiente urbano e habitações favoráveis. Além disso, buscamos garantir uma governança transparente, intersetorial e participativa.”

Durante a elaboração do Plano, foram seguidos princípios como respeito, solidariedade, diversidade e equidade.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

A primeira infância compreende a fase de 0 a 6 anos, sendo, sobretudo, etapa fundamental na vida e formação do ser humano. Estudos científicos indicam que os primeiros anos de vida são sensíveis aos cuidados e estímulos ambientais. Nesse período, ocorre o maior desenvolvimento cerebral. Por isso, é importante que as crianças recebam afeto e tenham um desenvolvimento integral. Primordialmente, porque isso influencia diretamente no seu bem-estar, saúde e aprendizado ao longo da vida.

Além disso, desde 2020, Niterói faz parte da rede Urban95, uma iniciativa da Fundação Bernard Van Leer.  que busca incluir os pequenos cidadãos nas decisões de planejamento urbano e busca estratégias para melhorar a cidade. O Escritório de Gestão de Projetos (EGP) é responsável por coordenar a parceria com a rede. A secretária do EGP, Katherine Azevdo, ressaltou a importância da parceria.

Niterói vem trabalhando de forma integrada no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância, frisou.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *