Leste FluminenseNiterói

Escolas municipais de Niterói terão atividades extras nas quartas-feiras

Niterói anuncia programa "Quarta Presente na Escola"

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, juntamente com e secretário de Educação Bira Marques, e a Andrea Bello, presidente da FME, anunciaram o programa “Quarta Presente na Escola”, com a realização de atividades extras para evitar a evasão de alunos | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói

As escolas públicas da rede municipal de Niterói passarão a desenvolver atividades extras nas quartas-feiras dentro de um programa anunciado nesta segunda-feira (27) pelo prefeito Rodrigo Neves. Trata-se do “Quarta Presente”, cujo início está marcado para o dia 12 do mês que vem.

O objetivo  consiste em oferecer atividades pedagógicas, esportivas e culturais complementares. Principalmente, durante o horário de planejamento dos professores, que ocorre às quartas-feiras. Em contrapartida, as escolas não teriam que dispensar mais cedo os estudantes neste dia.

O programa está estruturado em quatro eixos: Letramento, Matemática, Arte e Cultura, e Esporte e Movimento. Oficinas serão ministradas por professores especializados e oficineiros, com foco no desenvolvimento integral dos alunos. Além disso, reforça o viés transversal que a educação necessita dentro da gestão pública. Nesse sentido, o programa terá parcerias com as secretarias de Cultura; Esporte e Lazer; e Ações Estratégicas. De igual forma, com a Fundação de Arte de Niterói (FAN).

A medida – fruto de promessa feita no período da campanha eleitoral – teve anúncio durante visita de Rodrigo Neves à Escola Municipal Francisco Portugal Neves. Ele estava acompanhado de Bira Marques, secretário de Educação; e também de Andrea Bello, presidente da Fundação Municipal de Educação (FME),

+ LEIA TAMBÉM: Complexo do Alemão enfrenta falta de água e luz após megaoperação policial

Conforme declarações do prefeito Rodrigo Neves, há 25 anos, crianças saem mais cedo das escolas às quartas-feiras, geralmente das 10h às 12h no período diurno; e das 15h às 17h de tarde. Na opinião de Neves, isso representa um enorme prejuízo para o aprendizado, assim como um transtorno para as famílias.

“Muitas vezes, os pais não têm como sair no meio do expediente de trabalho para buscar as crianças, e algumas sequer vão à escola na quarta-feira por esse motivo. Vamos corrigir esse problema e oferecer atividades pedagógicas, culturais e esportivas para as nossas crianças”, declarou Rodrigo.

O secretário de Educação, Bira Marques, ressaltou que o programa garantirá a permanência dos estudantes na escola durante todo o período escolar, reforçando a segurança e o aprendizado.

“A implementação do programa responde à necessidade de garantir a permanência do estudante na escola durante todo o horário escolar, sem interrupções ou prejuízo ao seu aprendizado. Os responsáveis poderão ficar mais tranquilos agora, sabendo que seus filhos estarão na escola, seguros e aprendendo.”

A iniciativa começará pelos alunos do 9º ano de 12 escolas da Rede, beneficiando 1.050 estudantes. Em março, haverá ampliação para os alunos do 5º ano, totalizando 3.304 crianças impactadas. Por fim, no segundo semestre, o programa deverá abranger toda Rede Municipal de Educação, beneficiando quase 30 mil alunos em 98 escolas.

+ LEIA TAMBÉM: Maricá desbanca gigantes e lidera Campeonato Carioca com excelente aproveitamento: 73%
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Niterói anuncia programa "Quarta Presente na Escola"

Niterói anuncia programa “Quarta Presente na Escola” | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói

+ LEIA TAMBÉM: Criança morre em galeria de água após chuvas em São Paulo
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

O programa, parte do projeto Cidade Educadora, visa fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade, combatendo a evasão escolar e promovendo inclusão. Andrea Bello, presidente da Fundação Municipal de Educação, reforçou a importância da iniciativa:

“O Quarta Presente vai assegurar o planejamento coletivo dos professores e das professoras da rede. Mas, acima de qualquer coisa, vai garantir que as crianças tenham acesso ao seu direito fundamental: uma educação de qualidade, social e academicamente referenciada.”

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *