Leste FluminenseNiterói

Niterói amplia serviços municipais digitais

Niterói amplia serviços municipais digitais

Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

O Portal de Serviços de Niterói, administrado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), expandiu mais uma vez o número de serviços disponíveis para a população. Agora, são 10 novos serviços eletrônicos que podem ser acessados no site www.servicos.niteroi.rj.gov.br. Com isso, o portal conta com um total de 61 serviços que podem ser agendados ou realizados totalmente online.

A plataforma de serviços digitais faz parte da estratégia de transformação digital da cidade, criada com o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos a informações e serviços públicos, eliminando a necessidade de deslocamentos. Além de proporcionar mais agilidade e praticidade, essa iniciativa também traz economia e transparência para os moradores de Niterói.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Dentre os novos serviços disponíveis, destacam-se a Declaração de Ligação de Drenagem ao Coletor Público, a Certidão de Correção de Lançamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, o Cartão de Estacionamento para Vaga Especial (Ceve), a Licença Sanitária Inicial para estabelecimentos e para veículos, a Aprovação para Autorização de Instalação de Toldos e de Módulo, a Autorização para Pequenos Reparos e Pequenas Obras, a Licença de Instalação de Portão de Segurança e a Homologação do Imposto Sobre Serviços de Obras.

Além dessas novidades, o Portal de Serviços de Niterói disponibiliza informações de mais de 300 serviços municipais, sendo mais de 60 serviços digitais. Para acessar os serviços, os usuários devem entrar no portal (www.servicos.niteroi.rj.gov.br) ou no aplicativo “Niterói Serviços ao Cidadão” e fazer login com a conta da plataforma Gov.Br, que é o serviço online de autenticação e identificação dos cidadãos para solicitação de serviços digitais. Em seguida, basta buscar o serviço desejado, clicar em “Solicite aqui”, preencher o formulário, anexar os documentos necessários, clicar em “Enviar” e aguardar o resultado. Para consultar o andamento do pedido, o usuário pode acessar a opção “Acompanhe suas solicitações” no próprio Portal de Serviços ou no aplicativo.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Essa digitalização dos serviços resulta em uma redução significativa nos prazos de solicitação, tornando os processos internos mais ágeis e simplificados. Isso traz benefícios tanto para o município, que economiza recursos, como para os cidadãos, que não precisam mais se deslocar. A Secretária Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, ressalta que esses novos serviços demonstram o progresso de Niterói e que a equipe continua trabalhando em colaboração com os demais órgãos da Prefeitura para avançar na transformação dos serviços municipais.

O Subsecretário de Modernização da Gestão e Governo Digital, Marcelo Zander, também destaca os benefícios dessa iniciativa, afirmando que Niterói está avançando para que os cidadãos necessitem cada vez menos comparecer presencialmente para resolver suas demandas. Além de proporcionar facilidade para a população, essa medida também contribui para a economia de tempo e para a preservação do meio ambiente.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *