Diante do aumento de 27,6% no número de pessoas em situação de rua em Niterói nos últimos dois anos, a Prefeitura vem intensificando as ações de acolhimento e reinserção social. Desde outubro, diversos setores da Prefeitura atuam diariamente nas ruas da cidade em ações de zeladoria urbana, abordagem social e oferta de serviços.
Um relatório elaborado pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social, com base em dados do CadÚnico, revela que 740 pessoas não possuem moradia fixa em Niterói. O desemprego (44%) e problemas familiares (41,8%) são os principais motivos que levam à situação de rua. A maioria dos indivíduos (86,4%) é do sexo masculino e adultos entre 18 e 59 anos (93,1%).
► Leia mais notícias sobre Niterói aqui
As equipes da Prefeitura atuam em diversos pontos da cidade, oferecendo acolhimento, alimentação, atendimento médico e psicológico, além de encaminhamento para cursos profissionalizantes e oportunidades de trabalho.
A Prefeitura, por meio do Banco Arariboia, oferece cursos profissionalizantes como barbeiro para a população em situação de rua. O objetivo é capacitar as pessoas para gerar renda e alcançar a autonomia financeira.