ArtesCulturaEntretenimento, Artes e CulturaLeste FluminenseNiteróiNiterói 450

Niterói: alunos expõem projetos sobre os 450 anos em Museu

Niterói: alunos expõem projetos sobre os 450 anos em Museu

Foto: Divulgação

Estudantes da Rede Municipal de Educação de Niterói são protagonistas de exposição no Museu Janete Costa de Arte Popular. A mostra, que teve início nesta terça-feira (27), apresenta os Projetos Educacionais Instituintes realizados por 68 escolas da rede municipal em 2023. A exposição faz parte da Semana da Educação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME) em celebração aos 450 anos da cidade.

As obras, que incluem esculturas, quadros, fotografias e outras intervenções, estarão abertas ao público até o dia 03 de dezembro, sendo que cinco projetos foram selecionados para permanecer em exposição por um mês. A exposição tem como objetivo resgatar a história, memória e belezas de Niterói, representadas pelo olhar dos alunos. Além das obras, também serão exibidos vídeos e ocorrerão apresentações orais.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

A iniciativa envolveu cerca de 25 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo do ano letivo. O evento reforça o sentimento de pertencimento à cidade, além de valorizar a cultura e a memória local. A 9ª edição dos Projetos Educacionais Instituintes tem como objetivo a melhoria da Educação Básica em Niterói e o fortalecimento dos projetos político-pedagógicos nas escolas municipais.

O processo de seleção ocorreu ao longo do ano, com a divulgação do edital, inscrições e avaliação dos projetos de acordo com os Referenciais Curriculares da rede municipal. A subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, ressalta a autoria dos projetos, já que eles são desenvolvidos pelas próprias escolas.

A exposição conta com diversos trabalhos, mas um dos destaques é a escultura de Araribóia feita por Nycollas Rodrigues, aluno do 5º ano da Escola Municipal Adelino Magalhães. Ele utilizou fios recolhidos na rua para reproduzir a estátua.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

A escultura de Nycollas, juntamente com outras quatro obras intituladas “Portal ancestral” (E.M Honorina de Carvalho), “Uma janela para o mundo” (Umei Jacy Pacheco), “Cada um é de um jeito, cada jeito é de cada um” (Umei Gabriela Mistral) e “Jardim sensorial” (Umei Maria Luiza da Cunha Sampaio), foram selecionadas para permanecer em exposição durante um mês. A exposição dos Projetos Educacionais Instituintes estará aberta até o dia 03 de dezembro, das 10h às 17h, no Museu Janete Costa, que fica na Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá. A entrada é gratuita.

Além disso, como parte da programação da Semana da Educação, também foi realizada a Mostra de Curtas de Animação no Campus da Praia Vermelha, no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde foram exibidos curtas produzidos por escolas da Rede Municipal de Niterói. Os curtas, realizados através da técnica de stop motion, foram desenvolvidos pelos alunos e profissionais das unidades de educação em sala de aula.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Artes