Neste sábado (7), o prefeito de Niterói, Axel Grael, marcou presença no Nasa International Space Apps Challenge. O evento, que acontece anualmente em várias cidades ao redor do mundo, reúne milhares de pessoas que trabalham com os dados de código aberto da Nasa. O objetivo é inspirar equipes de profissionais de diferentes áreas a se unirem e criarem soluções para problemas globais.
Pela primeira vez, Niterói recebe a autorização da Nasa para sediar o evento, que ocorre até domingo (8), no Centro Universitário La Salle. Qualquer pessoa interessada pode participar, pois o evento é gratuito e aberto ao público.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O prefeito ressalta a importância de ter um evento promovido pela Nasa em Niterói, reconhecida como um centro de excelência tecnológica. Ele destaca que a ciência precisa do compartilhamento de conhecimentos e que a inteligência artificial depende do pensamento humano para gerar resultados. Axel Grael enfatiza também que a cidade possui diversas instituições de ensino superior e um grande número de pesquisadores, estimulando o pensamento crítico e a formulação de soluções.
Valéria Braga, secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, também participou da abertura do evento e ressalta o papel da gestão pública na transformação da cidade. Segundo ela, é importante valorizar as instituições locais e promover a troca de conhecimentos.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O Nasa International Space Apps Challenge apresenta 30 desafios em diferentes níveis de dificuldade, abrangendo áreas como artes, clima, diversidade e equidade, Terra, jogos e softwares. As equipes são compostas por 4 a 6 participantes, que devem buscar soluções para um dos desafios propostos. Os melhores projetos serão premiados.
O reitor do Centro Universitário La Salle, Irmão Jardelino Menegat, destaca que, apesar do avanço tecnológico, as pessoas continuam sendo fundamentais. Ele enfatiza que as instituições de ensino estão lidando com os efeitos da pandemia e a transformação trazida por ela, ressaltando a importância de estar integrado com a comunidade.