Leste FluminenseNiterói

Nit Bike! Sistema de bicicletas compartilhadas já tem nome

Nit Bike

Nit Bike foi o nome escolhido pelos niteroienses | Créditos: Alex Ramos/Prefeitura de Niterói/Divulgação

A população de Niterói escolheu o nome do novo sistema de bicicletas compartilhadas da cidade: Nit Bike. A escolha aconteceu por meio de uma consulta pública realizada no aplicativo Colab, que contabilizou mais de 5 mil votos entre os dias 18 e 31 de janeiro. O resultado teve divulgação nesta sexta-feira (02). Outros nomes participaram da disputa: Araribike, Bici Niterói, Niticleta e Nikiti Bike.

MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI: CLIQUE AQUI

A princípio, o Nit Bike vai colocar 600 bicicletas à disposição da população em 50 estações estrategicamente localizadas em um raio de 5 km do Centro de Niterói. Dessa forma, bairros como Icaraí, São Lourenço, Barreto, Ingá, São Domingos, Gragoatá e Boa Viagem são alguns dos bairros que serão contemplados.

Serviço gratuito e sustentável

Primeiramente, o uso das bicicletas será gratuito para viagens de até 1 hora. Após esse período, haverá a cobrança de uma taxa proporcional. A iniciativa visa incentivar a mobilidade urbana sustentável e reduzir o uso de carros na cidade.

Integração com empresas

A Prefeitura de Niterói também está buscando parcerias com empresas locais para a instalação de estações patrocinadas. A princípio, isso deve permitir a expansão da área de cobertura do sistema e reduzir os custos municipais.

Mobilidade

O Nit Bike está em sintonia com as diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade Urbana e do planejamento urbano de Niterói. A iniciativa visa, sobretudo, promover a inclusão social, a saúde pública e a preservação do meio ambiente.

“A presença das bicicletas nas ruas de Niterói já é uma realidade. Apesar do ceticismo que existia em torno da ideia de tornar o ciclismo uma cultura da cidade, vemos que, cada vez mais, o niteroiense inclui as bikes na rotina. Mais do que isso, a implantação do serviço de bicicletas compartilhadas une mobilidade urbana à sustentabilidade e, ao mesmo tempo, é acessível para todos”, destaca o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT).

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *