
Foto: Vitor Silva – CBF
Na última sexta-feira (8), a Seleção Brasileira iniciou sua jornada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 com uma convincente vitória de 5 a 1 sobre a Bolívia, no Mangueirão, em Belém (PA).
Os gols da partida foram marcados por Rodrygo, Raphinha e Neymar, que fez dois e se tornou o maior artilheiro da história da Seleção, ultrapassando o icônico Pelé. A Bolívia descontou com Ábrego.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
A estreia de Fernando Diniz como técnico da Seleção foi bem-sucedida, somando três pontos e assumindo a liderança das Eliminatórias. Por outro lado, a Bolívia fica na penúltima posição da tabela.
Primeiro Tempo
No primeiro tempo, a Seleção Brasileira dominou a posse de bola e criou diversas oportunidades de gol, porém, apenas Rodrygo conseguiu balançar as redes, aproveitando um rebote do goleiro Viscarra. Neymar teve a chance de abrir o placar em um pênalti, mas bateu displicentemente e desperdiçou a oportunidade. Apesar do domínio da partida, em alguns momentos, a equipe apresentou lentidão nas trocas de passe, mas melhorou quando acelerou o jogo.
Segundo Tempo
No segundo tempo, o Brasil desbloqueou sua produção ofensiva e ampliou o placar rapidamente. Logo no primeiro minuto, Raphinha marcou o segundo gol para a Amarelinha, após passe de Neymar. Pouco depois, Rodrygo fez seu segundo gol na partida, o terceiro para a seleção, que precisou aguardar uma demora considerável do VAR para confirmar o tento. No entanto, faltava o gol de Neymar para bater o recorde de Pelé. O camisa 10 não decepcionou e marcou o quarto e o quinto gols do Brasil. A Bolívia ainda conseguiu marcar um belo gol com Ábrego.
Próximos Jogos
Com este resultado, o Brasil assume a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas, empatado em pontos com Uruguai, Argentina e Colômbia, mas com vantagem no saldo de gols. O próximo desafio da Seleção será contra o Peru, na terça-feira (12), em Lima. No mesmo dia, a Bolívia enfrentará a Argentina, em La Paz.
FICHA TÉCNICA:
BRASIL 5 x 1 BOLÍVIA
Local: Mangueirão, em Belém (PA)
Data e hora: 8/9/2023, às 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Juan Gabriel Benítez (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldivar (PAR)
VAR: Carlos Benítez (PAR)
Público e renda: 48.183 pagantes/R$ 10.887.550,00
Cartões amarelos: Neymar (BRA) Ursino e Marcelo Moreno (BOL)
Cartões vermelhos: –
Gols: Rodrygo, 24’/1ºT (1-0), Raphinha, 1’/2ºT (2-0), Rodrygo, 7’/2º (3-0), Neymar,15’/2ºT (4-0), Ábrego, 32’/2ºT (4-1), Neymar, 48’/2ºT (5-1)
BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Ibañez, 38’/2ºT) e Renan Lodi (Caio Henrique, 25’/2ºT); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton, 25’/2ºT) e Neymar; Raphinha, Rodrygo (Gabriel Jesus, 43’/2ºT) e Richarlison (Matheus Cunha, 25’/2ºT). Técnico: Fernando Diniz.
BOLÍVIA: Viscarra; Quinteros, Jusino e Suárez; Medina, Villamil, Bejarano (Hector Cuellar – intervalo), Cespedes (Ursino, 12’/2ºT) e Roberto Fernandez (Carlos Roca, 12’/2ºT); Arrascaita (Jaume Cuéllar, 30’/2ºT) e Marcelo Moreno (Ábrego, 25’/2ºT). Técnico: Gustavo Costas.