Esportes

NBA estuda expansão e avalia retorno de cidades icônicas à liga

NBA estuda expansão e avalia retorno de cidades icônicas à liga | Reprodução/NBA

A NBA estuda expansão e avalia o retorno de franquias em cidades históricas como Seattle e Las Vegas. A declaração foi feita pelo comissário Adam Silver, que confirmou nesta terça-feira (15) uma análise aprofundada sobre o tema.

Apesar do avanço, Silver deixou claro que não há prazos, taxas definidas ou garantias. A expansão, segundo ele, “envolve uma equação econômica complexa” e depende de fatores como valorização das equipes atuais e o impacto financeiro de uma possível divisão de receitas.

“Ainda há muita análise a ser feita e nada foi predeterminado. Acho que agora há um passo significativo, pois estamos nos envolvendo nessa análise aprofundada, algo que não estávamos preparados para fazer antes. Em termos de preço e momento potencial, é muito cedo para dizer. É realmente uma questão complicada”, disse Silver após a reunião do conselho de gestores da liga, em Las Vegas.

Expansão divide proprietários e pode afetar valor das franquias

A última franquia adicionada à liga foi o Charlotte Bobcats, em 2004. Desde então, nenhuma nova equipe entrou. Com 30 times ativos, a NBA analisa se a chegada de novos clubes pode impactar negativamente o valor das participações existentes.

Silver lembrou que os preços de venda recentes influenciam esse cálculo. O Boston Celtics, maior campeão da NBA, foi vendido por US$ 6,1 bilhões. Já os Lakers, com 17 títulos, estão sendo negociados por US$ 10 bilhões.

Seattle e Las Vegas despontam como favoritas

Entre os nomes mais cotados estão Seattle, que perdeu os Supersonics em 2008, e Las Vegas, que se tornou um polo esportivo com equipes na NFL e NHL.

+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI

Silver disse que o tema é discutido há anos, mas agora há maior mobilização nos comitês financeiro e estratégico, responsáveis pela avaliação.

Mudanças e históricos de franquias pesam na decisão

A NBA passou por diversas reformulações desde os anos 1990. Em 1995, Raptors e Grizzlies (hoje Memphis) estrearam no Canadá. Em 2008, os Supersonics viraram Oklahoma City Thunder. Existe um acordo informal de que a história da franquia pode voltar a Seattle, caso uma nova equipe seja fundada na cidade.

“Não há dúvida de que esses preços de compra têm impacto em qualquer análise econômica das equipes. Então isso não necessariamente complica mais as coisas, mas certamente é uma indicação de valor. E há outro fator que precisamos considerar: estamos tentando pensar qual é o valor da expansão, o que significa diluir o patrimônio líquido existente e qual é o potencial agregado para a liga”, explicou Silver.

A última grande reestruturação da NBA ocorreu há mais de 20 anos. A possível volta de Seattle e a estreia de Las Vegas poderiam marcar uma nova era na liga, caso a expansão se concretize.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Esportes