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Recriar integra natureza à educação infantil nas escolas de Niterói

Recriar integra natureza à educação infantil nas escolas de Niterói | Divulgação

A Prefeitura de Niterói lançou o Recriar, uma nova política pública que reposiciona a natureza como eixo estruturante da educação infantil municipal. O programa quer revolucionar o uso dos espaços externos das escolas, transformando-os em ambientes vivos de aprendizagem, com brinquedos naturalizados, hortas, jardins sensoriais e áreas para contação de histórias ao ar livre.

A iniciativa é conduzida pela Secretaria e pela Fundação Municipal de Educação, com apoio da Seconser. O objetivo é tornar o ambiente escolar mais acolhedor e estimulante desde os primeiros anos de vida.

“É na infância que construímos diversos pilares que levamos para a vida adulta. Para construir uma Niterói cada vez mais sustentável e alinhada com a preservação do planeta, dedicamos esse olhar especial para as crianças do município. Mais do que isso, o Programa Recriar ainda reforça a relação dos alunos com as escolas: um ambiente que os acolhe e onde eles também ajudam a construir e cuidar”, reforçou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Recriar integra natureza à educação infantil nas escolas de Niterói | Divulgação

O projeto não se limita a obras físicas. Cada elemento — do tronco ao jardim — tem uma função pedagógica, despertando o protagonismo infantil por meio da interação com a natureza.

Primeiras escolas contempladas

Oito unidades da rede municipal foram escolhidas para o início do Recriar. São elas:

  • UMEI Therezinha Calil Petrus (Barreto)

  • NAEI Vila Ipiranga (Fonseca)

  • UMEI Jornalista Vilmar Berna (Jurujuba)

  • UMEI Alberto Oliveira (Centro)

  • UMEI Marly Sarney (Santa Bárbara)

  • UMEI Leni dos Santos Oliveira – Dona Helena (Ponta d’Areia)

  • NAEI Angela Fernandes (Cafubá)

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As mudanças incluem espaços para leitura ao ar livre, percursos motores e formações para professores no Centro Darcy Ribeiro, voltadas à mediação pedagógica em ambientes externos.

“As obras do Recriar não são apenas intervenções físicas. Elas carregam uma intencionalidade pedagógica. Cada tronco, cada horta, cada percurso motor é pensado para ampliar as possibilidades de desenvolvimento das crianças e para integrar a natureza ao cotidiano escolar de forma viva e significativa”, disse a presidente da FME, Andrea Bello.

Mais que ambiente: uma nova abordagem

O Recriar propõe um modelo de escola que abandona a rigidez das salas fechadas e aposta no poder transformador da vivência com a natureza. Essa pedagogia ambiental visa ampliar o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social das crianças.

“A escola não pode ser apenas um espaço de paredes e cadeiras. Com o Recriar, estamos qualificando os ambientes externos como territórios educativos, que acolhem, provocam e estimulam as crianças. É uma transformação que valoriza a infância e amplia as possibilidades de uma educação pública sensível, inovadora e conectada com a vida”, afirmou o secretário.

O projeto integra a política “Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão” e reflete o compromisso da cidade com uma educação pública mais inclusiva, inovadora e sustentável.

“É uma grande alegria poder fazer parte deste programa inovador na cidade, que aproxima a relação entre a criança e a natureza. Fico feliz com a possibilidade de poder contribuir com uma nova perspectiva de educação, que tem esse olhar especial para o meio ambiente e vai transformar a vida dessas crianças”, ressaltou a secretária de Conservação, Dayse Monassa.

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