A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) promove, no próximo dia 28 de novembro, o seminário “Afroturismo: suas contribuições e reflexões”. O evento acontece no Museu Janete Costa de Arte Popular, localizado na Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá, das 16h às 18h.
Realizado em parceria com a Fundação de Arte de Niterói (FAN) e o Museu Janete Costa, o seminário reunirá especialistas para debater a valorização da história e da cultura afro-brasileira no contexto turístico da cidade.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Especialistas discutem a importância do Afroturismo
As palestras serão conduzidas por Simone Duarte, professora e doutora, e Thayane Trindade, turismóloga. Ambas apresentarão pesquisas acadêmicas que exploram a relação entre turismo, história negra e povos originários em Niterói.
O evento também contará com a participação da agência Contos de Guia e do Quilombo do Grotão, que realizam projetos voltados para a valorização da cultura afro-brasileira.
+ LEIA TAMBÉM: ► Primeira vez que o dia da Consciência Negra é feriado nacional
Afroturismo ganha destaque em Niterói e no Brasil
Segundo André Bento, presidente da Neltur, Niterói se destaca no segmento do Afroturismo, especialmente com o Quilombo do Grotão.
Este seminário fortalece a cultura afro-brasileira e incentiva novos projetos no turismo, contribuindo para o reconhecimento desse segmento em âmbito nacional e internacional”, afirmou.
A Embratur também destaca o Afroturismo como prioridade estratégica. Marcelo Freixo, presidente da instituição, ressaltou o impacto positivo desse segmento, que gera emprego, renda e atrai turistas internacionais ao Brasil.
Evento gratuito com inscrições online
O seminário é gratuito, mas possui vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas no site oficial: www.visit.niteroi.br/afroturismo.