O Museu de Arte Contemporânea de Niterói receberá a partir do próximo sábado (10) a exposição “Todas as Cores”, uma mostra individual do renomado artista plástico Tomaz Viana, mais conhecido como Toz. A exposição conta com mais de 20 obras inéditas e uma pintura interativa no pátio do museu que dá a impressão de que o prédio projetado por Oscar Niemeyer está flutuando sob o céu.
Responsável por estampar paredes e muros do Rio de Janeiro com sua arte desde os anos 90, Toz tem seu traço reconhecido mundialmente por misturar referências do graffiti, animação e mangá japonês com sua essência brasileira. O Vendedor de Alegria, um dos personagens principais de Toz, representa uma realidade ensolarada, cheia de vida e alto astral, inspirada nos vendedores ambulantes que circulam pelas praias brasileiras com bolas coloridas.
Pela primeira vez, o Vendedor de Alegria será o epicentro da mostra de Toz, que abordará múltiplas perspectivas do personagem central em mais de 20 trabalhos inéditos e uma instalação de cinco metros com mil bolas na cabeça. A obra nunca foi exposta no Brasil, apenas em Paris em 2015.
A exposição também contará com uma programação musical gratuita, com curadoria da Agência Insônia, com artistas como MC Marechal e DJ Tamy se apresentando no pátio externo do Museu aos sábados. Toz conduzirá visitas guiadas em sábados alternados.
Tomaz Viana, o Toz, é um artista urbano atuante no Rio de Janeiro desde os anos 90. Formado em Design, sua arte já ganhou vida em telas, esculturas, instalações, painéis e muros ao redor do mundo. Em 2013, participou de sua primeira feira de arte internacional em Miami e, no ano seguinte, realizou sua primeira mostra institucional individual no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. Em 2015, Toz abriu sua primeira individual internacional em Paris, com a instalação “Vendedor de Alegria”. Sua individual “Toz – Cultura Insônia” foi realizada em 2018 na Caixa Cultural Recife.
Serviço
“Todas as cores”
De 10 de junho a 30 de julho de 2023.
MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h.
Pátio – Aberto todos os dias, das 9h às 18h.
Galerias – De terça a domingo, das 10h às 18h (a rampa de acesso às galerias é fechada às 17h30).
Show
Sábado, 10 de junho, das 14h30 às 17h.
Ingressos
Inteiro: R$16,00 (dezesseis reais)
Meia-entrada: R$8,00 (oito reais) – é exigida a comprovação do direito ao benefício na ilheteria do museu. Têm direito à meia-entrada idosos a partir de 60 anos, jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos inscritos no CadÚnico, estudantes de escolas particulares, universitários e professores.
Os ingressos são válidos durante o horário de funcionamento do dia da compra e podem ser adquiridos online no site bit.ly/ingressoMACniteroi.
Gratuidades: Estudantes da rede pública (ensino fundamental e médio), crianças de até 7 anos, pessoas com deficiência, servidores públicos municipais de Niterói, pessoas moradoras ou nascidas em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita.