A intensa onda de calor que começou a se instalar sobre o Brasil há cerca de 15 dias está chegando ao fim. A temperatura alcançou a casa dos 40ºC em várias cidades. Mas a formação de frente fria na região Sul, associada a um ciclone extratropical, tem deixado o ar mais frio. Dessa forma, o calorão está mais ameno. Pelo menos, até o fim de semana.
Apesar desse refresco, a Aliança para a Saúde Populacional alerta que os cuidados com a saúde devem permanecer e as empresas têm um papel importante de cuidado com os funcionários.
A junção do calor intenso com a frente fria pode aumentar o risco de choque térmico e sintomas como garganta irritada, cansaço e dores de cabeça.
“Queremos deixar um aviso para que as pessoas continuem tomando bastante líquido neste momento, além de manter uma alimentação saudável e fracionada e praticar exercícios físicos nos horários com temperaturas mais amenas”, alerta o presidente da Asap, Cláudio Tafla.
É importante evitar o choque térmico interno também, que é ingerir alimentos muito frios enquanto o corpo está muito quente, ou vice-versa, como, por exemplo, tomar uma bebida gelada quando a temperatura corporal está elevada, seja devido à exposição solar, ao ambiente ou atividades físicas pode causar danos ao organismo, como irritação ao sistema digestivo. “Com uma alimentação e hábitos saudáveis, a gente consegue manter a saúde mais organizada neste momento de transição”, destaca Tafla.
Tafla ressalta que empresas e gestores devem ajudar a conscientizar sua equipe.
“Não adianta apenas o RH entregar um cartão do plano de saúde para o colaborador, isso já foi. Um bom gestor oferece programas dentro da empresa, orientando sobre a importância de praticar atividade física, se alimentar bem, faz campanhas de prevenção de doenças e o principal, faz do funcionário o protagonista da sua saúde”, explica.
Previsão
A previsão para o fim de semana é de pancadas de chuva em praticamente toda a Região Sudeste. Depois, as temperaturas voltam a patamares normais.
No Centro-Oeste, o vento frio trazido pela frente fria em Mato Grosso do Sul causa grande diminuição do calor, ao passo que permite a formação de nuvens carregadas sobre Mato Grosso e Goiás. Em suma, isso causará pancadas de chuva. Todavia, apesar da previsão de chuva até o fim de semana , haverá a volta do calor. Contudo, de modo mais ameno.