
Arthur Monteiro – Foto: Divulgação/Governo do Estado
O deputado estadual Arthur Monteiro (PODE) foi escolhido pelo governador Cláudio Castro (PL) para assumir a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda. A nomeação, oficializada nesta quarta-feira (1º), provocou nova “dança das cadeiras” na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Primeiro suplente do Podemos, o deputado Wellington José (PODE) assumiu a cadeira do agora secretário. José já havia sido parlamentar da Casa na legislatura anterior, entre 2021 e 2023, na condição de primeiro suplente do PMB.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
Cláudio Castro comentou sobre a mudança na pasta do Trabalho e Renda. Segundo o governador, a antiga titular, Kelly Mattos, deixou a função a pedido, mas não explicou quais foram os motivos. Castro ainda elogiou o novo secretário.
“Arthur Monteiro assume a pasta com a finalidade de aumentar a empregabilidade no estado. Arthur possui ampla experiência na gestão pública como deputado estadual, Presidente da Comissão de Tributação da Alerj, e também por já ter desempenhado funções no Município de Duque de Caxias, como secretário de Trabalho e de Fazenda. Aproveito para agradecer à Kelly Mattos pelo comprometimento com a pasta, que desencadeou um novo momento para a empregabilidade do Rio de Janeiro”, disse Castro.
Natural de Duque de Caxias, Arthur Monteiro é formado em direito pela Universidade Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura (Suesc). É auditor fiscal da Receita Federal do Brasil há 22 anos, entre outras funções exercidas, atuou na Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM).

Wellington José – Foto; Divulgação/Alerj
Já seu substituto na Alerj, Wellington José da Silva, tem 50 anos e é nascido no bairro Ricardo de Albuquerque, Zona Norte do Rio de Janeiro. De religião católica, iniciou sua vida político-social realizando ações junto às igrejas da região em comunidades carentes. Atuou na Secretaria Municipal de Assistência Social, da cidade do Rio de Janeiro, e em outros órgãos da Prefeitura e do Estado. Também fez parte de projetos sociais voltados à recuperação de jovens em estado de vulnerabilidade social.