
Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil
Atenção, motoristas das categorias C, D e E! O prazo final para regularizar a situação do exame toxicológico termina nesta terça-feira, 30 de abril. Mais de 3,4 milhões de condutores em todo o país ainda não realizaram o teste, que é obrigatório para quem dirige veículos pesados, como caminhões, ônibus e vans.
A partir de 1º de maio, quem não fizer o exame poderá ser multado automaticamente pelos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal. A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
► Leia mais notícias sobre Brasil aqui
Os motoristas podem consultar se precisam ou não fazer o teste no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Basta informar CPF, data de nascimento e data de validade da CNH. Outra forma de acesso às informações é o aplicativo da carteira digital de trânsito.
O exame toxicológico deve ser realizado em laboratórios especializados credenciados pela Senatran. A lista completa dos laboratórios pode ser consultada no site da secretaria. O preço médio do exame é de R$ 135, mas pode variar conforme a região do país.